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ZF Aftermarket. Kits completos de forquilhas de desengate da Sachs

Texto: Carlos Moura
Data: 29 de Junho, 2020

Uma deficiência na forquilha de desengate de uma transmissão manual automatizada pode ser responsável por longos períodos de imobilização e elevados custos. A ZF Aftermarket disponibiliza kits completos da Sachs para transmissões ZF AS Tronic e de outros fabricantes.

A ZF Aftermarket propõe ao mercado kit completos de forquilhas de desengate da Sachs, que já incluem todos os componentes necessários, designadamente eixos, vedantes ou parafusos.

Estes kits completos podem constituir alternativas interessantes para as oficinas de veículos comerciais, já que permitem poupar tempo na identificação e encomenda de peças, evitando ainda o risco de atrasos nas reparações devido à falta de componentes.

Como fornecedor de equipamento original, a ZF fornece forquilhas de desengate da embraiagem da marca Sachs não só para as transmissões manuais automatizadas AS-Tronic como também para outras marcas.

A utilização da forquilha de desengate com cada acionamento da embraiagem irá causar um desgaste, não só deste componente como também do eixo e rolamento. A longo prazo, isto poderá levar a um acionamento unilateral da embraiagem ou não atingir completamente a trajetória de desengate.

Inspeção na oficina em sinal de desgaste

As consequências podem traduzir-se num maior desgaste do rolamento ou dificuldades na troca de mudanças da caixa de velocidades. Além disso, o funcionamento correto de desengate também é fundamental para o funcionamento sem falhas das transmissões manuais automatizadas.

As avarias podem ser responsáveis por longos períodos de imobilização, com os consequentes impactos a nível de custos. Por esse motivo, a ZF Aftermarket recomenda às oficinas que devem procurar sensibilizar os clientes para uma inspeção num reparador autorizado ao primeiro sinal de tais deficiências.

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Se os problemas com o sistema de desengate forem a causa, a reparação poderá ser efetuada de forma relativamente rápida e pouco dispendiosa.

Os especialistas da ZF Aftermarket fazem a distinção entre dois tipos básicos de danos no sistema de desengate: alinhamento descentrado do rolamento de desengate da embraiagem; componentes desgastados no sistema de desengate.

Na reparação deste componente será importante trabalhar de acordo com as instruções de montagem para evitar a inclinação da forquilha de desgaste. O primeiro sinal de desgaste pode ser dureza no funcionamento da embraiagem.

Além disso, o percurso de desengate é encurtado e podem ocorrer dificuldades de separação. Devido à inclinação, a força da mola do diafragma já não é eficaz e a embraiagem começa a deslizar após um curto período de funcionamento.