Para o mercado empresarial, a Hyundai propõe o novo Kauai EV com um preço a partir 32 990 euros (mais IVA), aplicável à versão Premium, equipada com motor elétrico de 156 cv e bateria de 48,4 kWh, que anuncia autonomia de até 377 quilómetros.
A Hyundai acabou de iniciar a comercialização do novo Kauai EV no mercado nacional, que está disponível, para empresas, a partir de 32 990 euros, valor a que acresce o IVA.
O preço é aplicável à versão Premium que combina uma bateria de 48,4 kWh com um motor de 156 cv (115 kW). A autonomia anunciada em ciclo WLTP é de 377 quilómetros.
Com recurso a um carregamento rápido em corrente contínua com potência até 100 kW é possível recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em 41 minutos. A Hyundai refere bastam 15 minutos para ganhar 114 quilómetros de autonomia em ciclo WLTP. Uma carga completa em corrente alterna a 11 kW demora 4h55m.

Segundo a Hyundai Portugal, o mercado empresarial deverá ser responsável por 85% das vendas do novo Kauai EV no nosso país. Este SUV de segmento B cresceu nas suas dimensões exteriores relativamente ao modelo que sucede, aproximando-se do Tucson.
Design futurista
Com um comprimento de 4,36 metros, largura de 1,83 metros, altura de 1,58 metros e distância entre-eixos de 2,60 metros, o novo Kauai EV foi desenvolvido com base numa plataforma totalmente nova.
O design exterior adota um visual futurista centrado no veículo elétrico, no qual a pureza e a robustez coexistem. O perfil dinâmico foi concebido para realçar o seu volume puro e o seu desempenho aerodinâmico, com um coeficiente de resistência de apenas Cd 0,27.

O caráter robusto e desportivo do SUV é personificado pelos arcos das rodas esculpidos com luzes dianteiras e traseiras embutidas, painéis laterais com design de superfície paramétrico conectado e moldagem cromada distintiva, que vai da cintura lateral ao spoiler cromado acetinado. O design das jantes de 18'' com raios especialmente concebidos realça o carácter do Kauai.
Interior centrado no condutor
O design do habitáculo é muito semelhante ao do Hyundai Ioniq 5. A arquitetura centrada no condutor na fila da frente é acentuada por um C-Pad horizontal flutuante com um ecrã panorâmico duplo de 12,3'' integrado, que vinca o caráter high-tech do Kauai.
Colocado na coluna de direção surge o novo seletor shift by wire, uma espécie de alavanca de ponta rotativa para seleção da direção de marcha e com o botão do travão de estacionamento elétrico na sua extremidade.
A Hyundai reivindica que o Kauai EV oferece o melhor espaço interior do segmento, com uma distância entre eixos 60 mm mais comprida, mais 77 mm de distância para as pernas e mais 11 mm de espaço para a cabeça nos bancos da segunda fila, em comparação com a geração anterior.

O espaço para os ombros da segunda fila é de 1402 mm, também o maior da sua classe, assegurando uma generosa habitabilidade para os passageiros. O Kauai EV oferece 925 mm de espaço para as pernas atrás e uma altura livre de 1013 mm.
Os bancos totalmente rebatíveis 40:20:40 da segunda fila oferecem um melhor espaço de carga e modularidade, oferecendo uma capacidade de 1300 litros quando estão totalmente rebatidos.
Hyundai Smart Sense
A dotação de série é bastante completa, não faltando o sistema de navegação, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto, ar condicionado automático de duas zonas, duas entradas USB-C à frente e atrás, jantes de liga leve.
A nível da assistência também não falta o alerta de vigília do condutor e a panóplia de sistemas de assistência à condução Hyundai Smart Sense (entre os quais a travagem automática de emergência, o programador de velocidade inteligente e ativo e o alerta de tráfego pela traseira, conjugado com as ajudas ao estacionamento, entre outros).
LEIA TAMBÉM
Preços conhecidos. Novo Hyundai Kauai EV chega a Portugal com 514 km de autonomia
O Kauai EV vem equipado com o sistema i-Pedal que proporciona um modo de condução que permite ao condutor acelerar, desacelerar e parar, utilizando apenas o pedal do acelerador. O Sistema Regenerativo Inteligente ajusta automaticamente a intensidade da travagem regenerativa, com base na informação do fluxo de trânsito.