Publicidade

Ford GT Heritage Edition 2021. Recordar a vitória nas 24 Horas de Daytona 1965

Texto: Redação
Data: 18 de Agosto, 2020

Concebido para celebrar a vitória da marca da oval nas 24 Horas de Daytona de 1966, a Ford acaba de dar a conhecer uma nova edição especial do GT, denominada Ford GT Heritage Edition 2021. E que, como próprio nome indica, tem por base a versão de 2021 do superdesportivo norte-americano.

Criado pela divisão Ford Performance e já apresentado durante a Petersen Car Week 2002, evento virtual transmitido através do canal de Youtube da marca da oval azul, este Ford GT Heritage Edition 2021 baseia a sua decoração no Ford GT40 MK II que venceu as 24 Horas de Daytona de 1966. Razão pela qual ostenta um Branco Frozen e Vermelho Race como cores dominantes na carroçaria.

A par desta escolha, algumas zonas na cor natural da fibra de carbono, em que grande parte dos painéis são construídos, como é o caso do capot e outros planos, além de desenhos exclusivos, colocados na zona inferior dos flancos, junto às cavas das rodas traseiras.  Marcadas, tal como as dianteiras, pelas jantes em alumínio forjado de uma só peça Heritage Gold de 20″, combinadas com pinças de travão Brembo, pintadas na cor vermelha.

LEIA TAMBÉM
Ford GT Heritage evoca domínio em Le Mans

Já no interior, centrado no condutor, detalhes únicos, entre os quais, um revestimento em Alcantara que se faz notar no painel de instrumentos, tecto e volante, ao mesmo tempo que a manche da caixa de velocidade surge fabricada em alumínio anodizado, na cor vermelha. Já os bancos, do tipo bacquet, são fabricados em fibra de carbono e revestidos a Alcantara vermelha, de forma a contrastarem com o restante habitáculo.

Segundo afirma o responsável pelo produto Ford GT, Mike Severson, ao criar esta versão Heritage Edition, “a equipa da Ford Performance foi obrigada a mergulhar fundo na história das corridas do Ford GT, tendo elaborado esta edição limitada, que procura render uma homenagem estilística, numa altura em que se comemoram 55 anos sobre a corrida de resistência das 24 Horas de Daytona, que foi a base dos nossos sucessos posteriores, em Le Mans”.

O pack Heritage Upgrade…

Para os clientes que pretendam um aspecto ainda mais exclusivo, a Ford criou um pack denominado Heritage Upgrade, que, pago à parte, acrescenta jantes em fibra de carbono, também de 20 polegadas, e com um exclusivo cilindro interior pintado num vermelho brilhante; pinças de travão lacadas a negro e com a palavra ‘Brembo’ a vermelho; além de dorsais ’98’ nos painéis das portas a exibirem um contraste subtil, face à fibra de carbono.

… E  a Ford GT Studio Collection

Entretanto e a par deste Ford GT Heritage Edition 2021, a Ford deu ainda a conhecer, na Petersen Car Week 2020, a exclusiva colecção Ford GT Studio Collection, a qual, garante o fabricante, oferece mais exclusividade, com caraterísticas estéticas únicas e amplamente personalizáveis. Mas cuja disponibilização está limitada a apenas 40 unidades do Ford GT, a aplicar nos modelos de 2021 e 2022.

Além de exibir um pacote gráfico exterior completamente novo e resultado da colaboração entre a Ford Performance e a Multimatic, as unidades desta colecção são, ainda, propostas com cores totalmente personalizáveis e elementos de design específicos. Como é o caso, por exemplo, das entradas de ar que ajudam o Ford GT MY2021 a garantir 660 cv de potência.

Ford GT Studio Collection
Ford GT Studio Collection

As entregas do Ford GT ano 2021 deverão começar no início do próximo ano, com a produção a ficar concluída já em 2022.

Por saber, fica, apenas, se algumas destas versões especiais, chegará a Portugal…