Publicidade

Superdesportivo Aston Martin-Red Bull vai ter V12 da Cosworth

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 de Fevereiro, 2017

Foram agora revelados os nomes dos parceiros que vão ajudar a criar este superdesportivo de excelência.

A Aston Martin e a Red Bull continuam a avançar a passos largos no projeto para o desenvolvimento conjunto do superdesportivo AM-RB 001, e deram agora a conhecer quais as empresas que vão ajudar a tornar este bólide realidade. Procurando levar mais além as fronteiras da performance, este desportivo de topo vai contar com um motor V12 6,5L naturalmente aspirado da Cosworth, que, segundo algumas fontes, irá permitir extrair cerca de 900CV. Conetado a este propulsor estará uma transmissão de sete velocidades com patilhas no volante assinada pela Ricardo, que tal como o motor será fiel à filosofia implementada no AM-RB 001 de “massa mínima, eficiência máxima”. Para este último objetivo será também importante a incorporação do sistema de recuperação de energia das travagens, que vai utilizar baterias fornecidas pela Rimac, a firma croata que ganhou notoriedade com o seu impressionante superdesportivo elétrico “Concept_One”.

 

Para fabricar o monocoque, a Aston Martin confiou no seu parceiro de longa data e especialista em compostos MultiMatic, que já participou também nos projetos do One:77 e do Vulcan, e que vai agora combinar os seus conhecimentos com aqueles que a Red Bull obteve na Fórmula 1 ao longo dos últimos anos. Este será um elemento essencial para atingir o objetivo de alcançar uma relação peso-potência de 1kg:1CV, algo para que também vai contribuir o sistema de travagem de alta performance com discos em carbono que será fornecido pela Alcon e a Surface Transform. Esta verdadeira equipa de luxo conta ainda com a presença do maior fornecedor de componentes à indústria automóvel, a Bosch, que vai ficar responsável pela ECU e os controlos de tração e estabilidade do AM-RB 001. Para uma condução iluminada em todos os momentos, este superdesportivo contará ainda com os grupos óticos com tecnologia LED fornecidos pelos britânicos da Wipac.

 

Verdadeiramente um automóvel de exceção, o AM-RB 001 pretende elevar para novos patamares o mundo dos superdesportivos, tratando-se de um projeto exclusivo e que terá uma produção bastante limitada. Ao todo serão fabricadas 175 unidades deste modelo, 150 legais para a condução em estrada pública que estarão acompanhadas de 25 exemplares destinados à utilização exclusiva em circuito. Esta incrível criação que junta a Aston Martin e a Red Bull já tem, no entanto, um rival à altura anunciado, que é o modelo topo de gama que está a ser desenvolvido pela Mercedes-AMG.