Mobieco

F-Type elétrico “mais interessante” que as alternativas

Texto: Nuno Fatela
Data: 1 Abril, 2019

Ian Callum, o responsável de design da Jaguar e um dos homens que melhor pode falar sobre os planos da marca, abriu o jogo relativamente ao futuro do desportivo F-Type, que pode continuar a sua vida como um veículo elétrico

A Jaguar vai manter o atual F-Type no mercado por mais três anos, mas como os carros não são ‘fast-food’ e precisam de apurar muito bem antes de poderem ser saboreados, a marca inglesa já começa a pensar no sucessor. E, explicou agora o responsável de design Ian Callum à Autocar, o mais provável é que a ‘receita’ para o F-Type mude, e o desportivo se transforme num modelo elétrico. Até porque a evolução do automóvel torna essa hipótese cada vez mais atrativa.

 

Ian Callum começou por explicar que a marca se está a “questionar se devemos dar um ‘Hurrah final’ para o desportivo old school que conhecemos e adoramos ou mudar já para fazer o nosso primeiro desportivo elétrico”. E, mesmo reconhecendo que esta é “uma decisão muito difícil”, Callum confidenciou que as preferência estão de um lado da balança. “O que posso dizer é que a opção pelo elétrico parece muito mais forte nesta altura”.

 

Com a marca muito bem posicionada nestas motorizações alternativas (basta recordar que o I-Pace é o atual Carro Internacional do Ano), este responsável da Jaguar acredita que a tecnologia elétrica é boa para criar um desportivo. “As capacidades de performance de um elétrico não são um problema. O ‘kick’ de um carro elétrico é bastante encantador, e podemos adaptar a nossa mentalidade para o apreciar – entrar mais devagar em curva mas sentir o ‘soco’ ao pressionar o acelerador mais cedo – é tão agradável como um V8 em vários aspectos”. Além disso, Callum explicou que em termos de dinâmica e de novas tecnologias também não há motivo de preocupação, e que também a autonomia “é cada vez menos um problema”. Portanto, tudo se conjuga para que o F-Type se possa mesmo tornar elétrico…

 

Veja também:

Jaguar I-Pace é o Carro Internacional do Ano 2019
F-Type Chequered Flag revelado pela marca
Vídeo: F-Type de rallies a fundo numa especial
Lister leva o F-Type para novos patamares
O que é um microhíbrido…

 

Fonte: autocar

Partilhar