Mobieco

Jaguar elétrico é carro do ano

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 Março, 2019

O Jaguar I-Pace é o Carro do Ano 2019 no continente europeu, tornando-se no terceiro modelo elétrico a ganhar esta distinção

O troféu Car of The Year continua alinhado com as tendências em crescimento no mercado europeu. Depois de ter consagrado os SUV Peugeot 3008 (2017) e Volvo XC40 (2018), agora volta a premiar um modelo deste segmento, mas com a particularidade do título se destinar a um automóvel elétrico. Esta é a terceira vez que os veículos de emissões 0 vencem este galardão, depois do Nissan Leaf em 2011 e do Opel Ampera em 2012).

O Jaguar I-Pace é o Carro do Ano 2019, tendo conquistado o troféu depois de bater num apertado confronto o desportivo gaulês Alpine A110. De referir que o anúncio oficial do prémio ainda não foi feito, mas a informação foi já revelada pela Autocar, membro do júri, que até obteve reações dos responsáveis da marca.  Os dois modelos acima referidos ficaram com a mesma pontuação, o que obrigou a fazer um desempate. A eleição ficou assim decidida pelo número de juris que atribui o primeiro lugar na sua lista ao Jaguar I-Pace ou ao Alpine A110. Nesse particular o SUV britânico saiu vencedor, conseguindo assim também a mais prestigiada distinção dos jornalistas do sector automóvel na Europa.

O facto deste modelo elétrico vencer o prémio terá surprendido muita gente, mas aparentemente o responsável da marca do felino, Ian Callum, não pertence a esse grupo. Ele referiu mesmo “Porque tanta gente continua surpreendida que os carros elétricos ganhem esses prémios? Este é o futuro, e é melhor que todos aceitemos isso”. O Jaguar I-Pace é Carro do Ano 2019 depois de ter conseguido 250 pontos, tantos como o segundo classificado Alpine A110, enquanto a fechar o pódio temos o Kia Ceed, também muito perto pois obteve 247 pontos. Muito perto do pódio ficou o Ford Focus, com 235 pontos.

 

Fonte: autocar

Partilhar