Jaguar apresenta F-Type Chequered Flag

Texto: Nuno Fatela
Data: 2 Novembro, 2018

Disponível com três níveis de potência, este Jaguar F-Type Chequered Flag honra o passado da marca britânica

Há sete décadas que a Jaguar nos tem vindo a agraciar com estupendos desportivos. Agora, para que ninguém se esqueça desta herança, revela-nos uma edição especial que assinala esta efeméride. Trata-se do Jaguar F-Type Chequered Flag, modelo que parte das versões R-Dynamic mas com um apelo reforçado pela presença de novos elementos. Além disso, a marca britânica revelou também melhorias na suspensão, especialmente focadas no conforto quando se circula mais devagar. Para tal, recalibrou o sistema, com uma redução de 24% na velocidade de amortecimento a velocidades mais baixas enquanto a capacidade total dos amortecedores foi aumentada em 30%.

Em termos estéticos, destaque para a presença no F-Type Chequered Flag de um tom contrastante para o teto (no caso do coupé, embora o Convertible também esteja disponível), bem como a inclusão de jantes de 20” em preto gloss com acabamento Diamond Turned. Atrás destas podemos apreciar as pinças de travão pintadas a vermelho.

A bordo, partindo do visual “Sport”, vamos encontrar revestimentos no elegante couro Windsor, com costuras a Red ou Cirrus. Nele sobressaem os contrastes dos elementos em alumínio preto. Além disso, para assinalar esta série, temos nos descansos de cabeça e no volante uma … Chequered Flag (tal como na grelha dianteira), e neste último local também se pode ver uma tira vermelha a indicar a posição central, das 12 horas. No interior merece ainda referência o novo infotainment TouchPro, disponível com Android Auto e Apple CarPlay.

 

Em termos de motores, a marca destaca desde logo o bloco 2.0L Turbo, o motor de dois litros mais potente da marca. Afinal, são 300cv de poder de fogo, aliados a um binário que logo às 1500RPM alcança os 400Nm. Além desta versão P300, o F-Type Chequered Flag também pode ser encontrado, em coupé e descapotável nas versões P340 e P380 que equipam um bloco V6. O que significa que, infelizmente, não poderá escolher este visual para os mais poderosos F-Type R de 550 e F-Type SVR, impulsionados por um bloco V8 5.0L Supercharged. Estas são as mais entusiasmantes opções de uma gama agora atualizada, e que já conta com 36 versões distintas.

Partilhar