Mercedes-Benz EQV 300 Longo. Classe V elétrico

Texto: Carlos Moura
Data: 9 de Junho, 2021

Para o transporte de grupos maiores, a Mercedes-Benz propõe uma versão elétrica do monovolume premium Classe V, que recebeu a designação EQV 300. Com motor elétrico de 150 kW (204 cv), bateria de 90 kWh que oferece uma autonomia de até 344 quilómetros, o EQV 300 Longo é uma verdadeira limousina XXL com emissões zero.

Enquanto muitas marcas optaram por descontinuar a sua oferta de monovolumes, substituindo-os por MPV ou SUV, a Mercedes-Benz optou por não abandonar este segmento e lançou mesmo uma versão elétrica do seu luxuoso Classe V, que passou a ser comercializado sob a designação Mercedes-Benz EQV.

A nova proposta elétrica da marca alemã distingue-se exteriormente da variante de combustão pela adoção de uma imagem específica da família EQ, incluindo a grelha do radiador “Black Panel”, as etiquetas “EQ” nos guarda-lamas dianteiros ou as jantes de liga leve de 18”. Outro elemento diferenciador consiste na tomada de carregamento, localizada no lado direito do pára-choques dianteiro.

A imagem premium é sublinhada, no caso da unidade ensaiada – EQV 300 Longo – pelo pacote opcional Avantgarde, que compreende um elemento decorativo em alumínio escovado, sistemas de luzes inteligente, com detalhe em preto e farolins em LED.

INTERIOR

Com um comprimento exterior de 5,37 metros, o Mercedes-Benz EQV 300 Longo permite transportar até oito pessoas, distribuídas por três filas de bancos individuais numa configuração 2+3+3. O acesso aos lugares traseiros é assegurado por duas portas laterais deslizantes, com comando elétrico.

O habitáculo está totalmente formado num tom bege e o pacote Avantgarde Design Interior da unidade ensaiada inclui bancos exclusivos em pele Lugano e elementos decorativos com acabamento de faixa dupla (escuro em cima e claro ambiente), assim como iluminação ambiente, ar condicionado com saídas independentes para os lugares da frente e traseiros.

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Apesar das origens “comerciais” do Classe V, o painel de bordo do EQV 300 Longo assemelha-se mais a uma limousina topo de gama do que propriamente a um furgão, fazendo lembrar um Classe S da geração anterior. Os materiais denotam qualidade e as saídas da ventilação com o design de uma turbina de avião evocam o Classe E.

Espaço a bordo é outro dos grandes argumentos do EQV 300 Longo, não só devido a uma generosa distância entre-eixos de 3,43 metros, como também às cotas para os ombros e a cabeça dos ocupantes. A bagageira, por sua vez, oferece um volume de 1410 litros com todos os bancos na posição normal.

MECÂNICA

O Mercedes-Benz EQV 300 Longo recebe uma cadeia cinemática elétrica, denominada eATS, instalada sob o eixo dianteiro. O motor elétrico, caixa de velocidades com uma relação fixa, o sistema de arrefecimento e a eletrónica de potência constituem uma unidade compacta e integrada.

O motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 150 kW (204 cv) e um binário de 362 Nm, permitindo ao EQV 300 Longo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,1 segundos.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de lítio, localizada por baixo do piso do veículo, que oferece uma capacidade de 90 kWh. A autonomia anunciada para esta versão é de 344 quilómetros.

Para otimizar a autonomia, o condutor tem ao seu dispor um sistema de regeneração da energia de travagem, que disponibiliza quatro modos, selecionados através de uma patilha atrás do volante: D++ (nula), D+ (baixa), D (normal), D- (máxima).

A capacidade da energia da bateria de tração pode ser recuperada externamente através de uma tomada de carregamento. O EQV 300 Longo está equipado com um um carregador de bordo de corrente alterna de 11 kW, podendo a bateria ser carregada numa wallbox ou num posto público.

A carga é efetuada através da tomada CCS (Combine Charging Systems), que aceita carregamentos em corrente contínua até 110 kW. Num posto de carregamento público em corrente alterna de 11 kW, a bateria recupera a sua capacidade total em cerca de 10 horas. Se for utilizado um posto rápido de 110 kW é possível carregar até 80 por cento da capacidade bateria em cerca de 45 minutos.

TECNOLOGIA

Em termos de conteúdos tecnológicos, o EQV dispõe dos mais avançados sistemas desenvolvidos pela Mercedes-Benz, designadamente ao nível da digitalização. A parte superior da consola central é dominada por um ecrã tátil multimédia de 10,25 polegadas, onde corre a versão do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), otimizada para veículos elétricos.

O ícone EQ no menú principal serve de ponto de acesso aos indicadores e definições específicos, com destaque para a corrente de carregamento, a hora de partida, o fluxo de energia e o histograma do consumo de energia. O sistema também é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O utilizador pode aceder às diversas funções através do ecrã táctil ou de um trackpad na parte inferior da consola central.

O painel de instrumentos também é específico de um veículo elétrico. O conta-rotações tradicional desapareceu, tendo sido substituído por um indicador de potência para visualização do nível de consumo (Economy), Boost (potência máxima) e Charge (recuperação de energia). Ao centro surge um ecrã digital que disponibiliza informações relativamente ao modo recondução selecionado, à autonomia prevista, distância percorrida, velocidade média, entre outras.   

AO VOLANTE

Em combinação com os vidros largos e os generosos espelhos exteriores, o banco do condutor tem uma posição elevada e oferece uma excelente visibilidade da estrada e das condições de trânsito. Outro auxiliar precioso é o Assistente de Ângulo Morto. A terceira fila de bancos penaliza a visibilidade traseira, mas esse constrangimento é ultrapassado pelos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assim como pela câmara traseira de 360º.

Para iniciar a márcha do EQV 300 Longo basta rodar a chave da ignição e esperar que se ilumine o painel de instrumentos, assim como a indicação “Ready”. O condutor deverá depois selecionar o modo de condução pretendido (R-N-D) através de uma alavanca localizada no lado direito atrás do volante.

Como é habitual nos veículos elétricos, a disponibilidade de binário logo no arranque torna a condução agradável em termos de acelerações, embora as prestações sejam algo penalizadas pelo peso em vazio de quase três toneladas. A instalação dos módulos de bateria na parte inferior da carroçaria não só liberta espaço no habitáculo como também assegura uma melhor distribuição de pesos neste veículo de tração dianteira.

Durante o ensaio foi possível alcançar um consumo médio de 25,0 kWh/100 km, abaixo dos 28,9 kWh/100 km anunciados pela marca, o que se deveu sobretudo à circulação predominantemente em ambiente urbano e suburbano. De salientar, a eficiência do sistema de regeneração de energia que permite recuperar alguma autonomia. Além disso, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 140 km/ para não penalizar o consumo.

VEREDICTO

Amplo espaço para oito ocupantes e respetivas bagagens, um equipamento de série bastante completo, ambiente sofisticado e luxuoso são os principais argumentos da versão elétrica do Classe V, que é proposta a partir de 80.437 euros. O EQV 300 Longo ensaiado conta com quase 9800 euros em equipamentos opcionais, fazendo elevar a fatura final para os 92.442 euros. Os baixos custos de utilização e manutenção, a agradabilidade de condução, a autonomia tornam este veículo numa solução bastante interessante para viagens com emissões zero.

 

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Espaço interior

O amplo espaço interior para até oito ocupantes é um dos grandes argumentos do EQV 300 Longo que permite viajar numa verdadeira classe executiva com todo o conforto num ambiente luxuoso e em total silêncio, exceto o ruído oriundo dos pneus.

Qualidade construção

Os materiais utilizados denotam uma elevada qualidade, assim como o rigor na montagem de todos os componentes. Os bancos individuais em pele, com apoios de braço, ou o revestimento interior integral reforçam essa sensação.

Abertura bagageira

Para facilitar o acesso à bagageira está disponível o sistema elétrico Easy-Pack. Basta premir a tecla na chave do telecomando ou num botão na porta basculante traseira para abrir e fechar. Uma solução útil atendendo que a porta não é propriamente leve…

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Preço

O monovolume premium elétrico da Mercedes-Benz tem um preço de venda ao público condizente, estando disponível, na versão longa, a partir de 80.437 unidades. A unidade ensaiada está “carregada” de opcionais, elevando a fatura para quase 92.500 euros.

Bancos traseiros

Caso seja necessário aumentar o capacidade da bagageira é possível fazer deslocar longitudinalmente os bancos traseiros, rebatê-los ou mesmo removê-los. Esta última operação não é muito fácil devido ao peso dos assentos.

Velocidade máxima

Para não penalizar o consumo e a autonomia, a velocidade máxima está limitada eletronicamente, de série, a 140 km/h. Se em ambiente urbano, isto não levanta problemas, as ultrapassagens em autoestrada poderão demorar algum tempo.

 

Mercedes-Benz EQV 300 Longo

Preço 94.442

Motor Elétrico
Potência 150 kW (204 cv)
Binário 362 Nm

Transmissão Dianteira, Auto 1 vel.
Peso 2954 kg
Comp./Larg./Alt. 5,37/1,93/1,99 m
Dist. entre eixos 3,43 m
Número lugares 8

Desempenho 12,1 0-100 km/h; 140 km/h Vel. Máx.
Consumo 28,9 (25,0) kWh/100 km
Emissões CO2 0 g/Km

Equipamento
Série: Direção elétrica, suspensão reforçada, jantes liga leve, travão estacionamento elétrico, Active Brake Assist, retrovisores rebatíveis, pack parking com câmara 360º, duas portas laterais elétricas, óculo traseiro com abertura independente, porta traseira Easy Pack, ar condicionado automático, bancos em pele, cabo de recarga modo tipo 3, Assistente de Ângulo Morto, Assistente Sinais Trânsito, Assistente Faixa de Rodagem, sensor de chuva, sistema MBUX, módulo de comunicação LTE, assistente de faróis, limitador de velocidade a 140 km/h