Mobieco

Publicidade

Shuttle elétrico premium estreia na Mercedes

Texto: Nuno Fatela
Data: 23 de Agosto, 2019

Depois de atacar o mercado com o seu SUV elétrico premium, o EQC, a Mercedes expande a sua aposta nos modelos sem emissões poluentes. A nova aposta chama-se Mercedes EQV.

Tem estreia marcada para o Salão de Genebra a nova aposta da submarca criada para os elétricos do grupo Daimler. Com as restrições de circulação aos Diesel nas cidades, o Mercedes EQV apresenta-se como uma alternativa para quem transporta grupos de pessoas em ambiente urbano. Mas os 405km de autonomia anunciados garantem-lhe mais valências…

Este é um veículo que permite transportar entre 6 e 8 passageiros. Isto torna-o numa opção extremamente apelativa para famílias (muito) numerosas. E também para empresas que transportam grupos, como hotéis, companhias de transporte de passageiros, bus escolares, etc.

Preparado para o futuro do transporte urbano

Atualmente é fácil encontrar modelos da Tesla, o Leaf da Nissan ou o Zoe da Renault a operar como táxis ou na Uber e demais plataformas. Outro modelo de emissões 0 como o Nissan e-NV200 têm surgido, por exemplo, no transportes de crianças.

Olhando para a realidade do mundo da mobilidade atual, tudo aparenta que exista mercado para o Mercedes EQV. Uma das razões está nas promessas de restrições aos Diesel em muitas cidades europeias. Com os seus 201cv e 362Nm obtidos de um motor elétrico, ele fica numa boa posição para substituir os vários shuttles usados por hóteis e outras empresas. Entre os quais está bem representado o irmão de combustão Mercedes Vito.

Carga rápida… gasto lento

Com a rede de postos de carregamento cada vez mais alargada na Europa (a Mercedes me Charge promete indicar 300.000 postos do nosso continente ao EQV), a marca promete 45 minutos para fazer a bateria de 90 kWh passar de 10% em 80% da capacidade. Isto recorrendo a um carregador com 110 kW de potência.

Em alternativa, uma powerwall de 11kW (como as que a Mercedes comercializa) faz o trabalho em 10H. Depois, é só fazer-se à estrada a viajar mais de 400km. Segundo os dados provisórios da marca, a autonomia do Mercedes EQV será de 405km.

Existem soluções para reduzir a necessidade de abrir o compartimento da tomada no para-choques. Uma dela é o ajuste da recuperação de eletricidade na travagem. Ele permite desde a condução com um pedal (regenera tanto que dispensa o travão) até rodar “livre”. A gestão é feita pelo condutor, através das patilhas no volante do Mercedes EQV.

Outra solução é o Eco Assistant. Ele recolhe dados das câmaras, radares e dos programas de reconhecimento de sinais, combinando-os com os da navegação. Depois efetua o ajuste automático do nível de regeneração.

Identidade Mercedes

A bordo do EQV um dos destaques vai para o ecrã de 10”, onde se apresenta o Mercedes MBUX. Trata-se do infotainment com inteligência artificial da marca, que deverá vir preparado com várias soluções pensadas para a mobilidade elétrica. Além disso, este veículo com versões curta (5,14 m) e longa (5,37m), faz uso dos 3,2m e 3,43m entre eixos, respetivamente, para garantir um interior preparado para entre 6 e 8 passageiros, e um espaço de carga com 1030l para bagagens.

O habitáculo do Mercedes EQV surge preparado à imagem dos modelos de passageiros da marca da estrela. É destacada, por exemplo, a introdução de elementos em cores quentes, como o dourado-rosa, que se vê nas costuras e outros detalhes.. Que serve, explica a marca, para “realçar a sensação de se estar em casa”. Para a apresentação através das fotos oficiais, a escolha recaiu num ambiente dominado pelos tons azuis e pretos.

O exterior do Mercedes EQV assume a sua natureza elétrica. Através, por exemplo, dos logótipos junto das portas. A isto combina outros traços da identidade da marca, como a grelha cromada com o símbolo da estrela ao meio. As jantes são de liga leve, com 18”. De resto, existe uma outra mudança marcante. Desaparece o depósito para o combustível, substituído pela tampa na frente onde está a entrada de carregamento.

A apresentação mundial do Mercedes EQV está agendada para o Salão de Frankfurt, que abre portas em setembro. A data de chegada ao mercado ainda não foi confirmada. Mas ele deve juntar-se ao Mercedes EQC na ofensiva elétrica do Grupo Daimler durante o próximo ano.