Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé vale mais do que o seu peso em ouro

Mesmo com os elevados níveis atuais de cotação do ouro, o Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé é tão raro que vale bem mais do que o peso

Mesmo com os elevados níveis atuais de cotação do ouro, o Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé é tão raro que vale bem mais do que o seu peso naquele precioso metal.

A expressão "vale o seu peso em ouro" foi sempre usada para sublinhar o valor de uma determinada coisa, já que este metal tem sido sempre considerado como um dos investimentos mais sólidos e seguros, especialmente nesta altura em que as cotações do ouro estão a atingir valores recorde. 

Mas também existem criações automóveis em que essa frase se "encaixa como uma luva". Os automóveis clássicos têm sido uma boa forma de investimento e alguns modelos muito raros atingem valores inacreditavelmente elevados. 

Enquanto o lendário Ferrari 250 GTO esteve no topo dos carros mais valiosos do mundo durante décadas, o raríssimo Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 passou para a frente há dois anos quando foi vendido por 143 milhões de dólares (134,31 milhões de euros) num leilão privado.  

À cotação atual de 2250 euros por onça, uma berlina típica familiar com um peso de 1814 quilogramas teria de ter um preço de 143,71 milhões de euros para valer o seu peso em ouro. Contudo, o Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé é um protótipo homologado para circular em estrada, baseado no ultraleve 300 SLR de competição.

Só duas unidades produzidas

Como consequência, este desportivo de estrada com asas de gaivota pesa apenas 1117 kg (cerca de 34 401 onças). Após alguns cálculos pode-se constatar que o Uhlenhaut Coupé tem um valor de 3408,02 euros por onça, o que o torna 1,16 euros mais caro por onça do que o ouro. Isto significa que o peso em ouro deste Mercedes-Benz terá um valor de 88,74 milhões de euros.

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A Mercedes-Benz produziu apenas duas unidades do 300 SLR Uhlenhaut Coupe, que receberam esta designação em homenagem ao seu engenheiro-chefe, Rudolf Uhlenhaut. Este modelo foi desenhado para ser a versão de estrada do W 196 R de Fórmula 1 e estava equipado com um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros, que permitia atingir uma velocidade de 290 km/h. 

Como resultado ganhou a reputação de carro mais rápido do mundo. O 300 SLR Uhlenhaut Coupe que alcançou o valor mais elevado de sempre para um automóvel num leilão era o 00008/55, o segundo que dos dois carros que foram construídos e aquele que era utilizado frequentemente pelo próprio Rudolf Uhlenhaut.