Publicidade

Já tem preços. DS 9 E-Tense chega a Portugal em setembro

Texto: Ricardo Machado
Data: 19 de Maio, 2021

A alta-costura automóvel francesa tem um nome: DS 9 E-Tense. O novo topo de gama da DS já pode ser visto e encomendado nos concessionários da marca gaulesa, com as primeiras unidades a serem entregues em setembro. Com preços desde os 59 100 €, promete níveis de conforto e equipamento capazes de rivalizar com as berlinas executivas alemãs.

Depois de consolidar a presença no mercado com dois SUV, DS 3 Crossback e DS 7 Crossback, o construtor francês aventura-se por terrenos há muito dominados pelas marcas germânicas. Quando se pensa numa berlina com 4,93 metros de comprimento pensa-se em Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes Classe E. Até agora.

A iluminação do DS 9 E-Tense é sempre LED

Grandes ambições

Alinhando o comprimento com as referências incontornáveis do segmento executivo, o DS 9 E-Tense posiciona-se acima de modelos de peso como o Audi A4, BMW Série 3 ou Mercedes Classe C. Entre concorrentes que parecem cópias à escala uns dos outros, as linhas intrincadas do DS 9 E-Tense destacam-se pela originalidade.

Há ângulos, reflexos, arestas, costuras e jogos de luz e sombra para todos os gostos. Tudo apresentado com elevados padrões de qualidade, tanto para os materiais escolhidos como para a respetiva montagem. E depois há os pormenores de equipamento que vão além de uma completa e atual lista de ajudas ativas à condução.

Materiais e acabamentos de qualidade no interior do DS 9 E-Tense
Muita qualidade tanto para materiais como acabamentos do interior do DS 9 E-Tense

Falamos da possibilidade de equipar os bancos traseiros com aquecimento e massagem. Dois “mimos” opcionais que reforçam o conforto criado pelo generoso espaço para as pernas.

Claro que não podiam faltar inúmeras tomadas USB e um sistema de som com 14 altifalantes.

Sempre híbrido PHEV

Disponível apenas com motorizações híbridas de bateria recarregável, o DS 9 inicia a comercialização, também em Portugal, já no próximo mês de setembro, com a versão E-Tense.

Combinando um motor a gasolina de 180 cv com uma máquina elétrica de 110 cv, o DS 9 E-Tense desenvolve uma potência combinada de 225 cv. Os 11,9 kWh da bateria de iões de lítio garantem entre 50 a 55 km de autonomia EV. Em condições ideais, os consumos podem ser de apenas 1,5 l/100 km.

Durante os primeiros meses de 2022, a gama DS 9 ficará completa com a chegada da versão E-Tense 4X4 360.

Adicionando um motor elétrico de 113 cv ao eixo traseiro, tração torna-se integral e a potência sobe para os 360 cv.

Tal como o preço, os números finais ainda aguardam homologação, mas os 5,6 segundos do arranque até aos 100 km/h são um bom cartão-de-visita para a versão desportiva do DS 9.

O DS 9 E-Tense chega a Portugal em setembro