Audi A4 ficou mais desportivo e tecnológico

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 Maio, 2019

A marca de Ingolstadt evoluiu o design do seu best-seller e também lhe introduziu diversas novas tecnologias, como a substituição do famoso controlo rotativo por um ecrã háptico. Um dos destaques do Audi A4 é a oferta alargada de mild hybrids, com especial interesse nos ganhos que o compressor elétrico oferece ao S4

Foi revelado pela Audi um dos modelos mais importantes na sua estratégia, o novo A4. Em termos estéticos destaca-se a grelha Singleframe mais larga que, em combinação com as linhas horizontais da dianteira e retaguarda, vem enfatizar a largura do modelo. Nas laterais o foco ficou colocado em dar mais “músculo” às formas, procurando que sobressaia o perfil desportivo do Audi A4. Estando disponível nas carroçarias sedan, avant, all-road e S, e os níveis de equipamento basic, advanced e S Line, destaque para a introdução em toda a gama de uma tecnologia que demonstra o cariz tecnológico do modelo germânico. Falamos da iluminação LED, com os modelos de topo a surgirem com o sistema LED Matrix ainda mais eficaz.

A bordo do Audi A4 temos um visual dominado por linhas horizontais, algo que também vem reforçar ainda mais a sensação de habitabilidade. E a atmosfera premium que surge a bordo pode ser ainda potenciada com packs como o S Line e Design Selection, num ambiente onde a digitalização das informações assume ainda maior preponderância. Isto porque, além do painel de instrumentos digital (12,3”), do ecrã de infotainment e do head-up display, foi substituído o famoso controlo rotativo no túnel central por um outro ecrã. Trata-se de um TFT de 10,1” que, além de permitir a escrita, torna as operações mais intuitivas graças ao feedback háptico que dá ao utilizador.

Evolução tecnológica é, sem margem para dúvidas, um dos motes no novo Audi A4. E, sabendo-se que a marca dos quatro anéis é das mais avançadas nas tecnologias de comunicação entre o carro e o exterior (car-to-x), a navegação tem capacidade superior para captar informações de diversas fontes e tornar as viagens mais agradáveis e eficazes. Por exemplo, nas cidades que estejam preparadas para “falar” com o Audi A4 até já está disponível o sistema que permite adaptar a velocidade para apanhar o sinal sempre verde.

A cor Terra Gray é uma das novidades, surgindo integrada numa paleta de doze cores disponíveis para a carroçaria

A App MyAudi também tem novas potencialidades, e permite facilitar a utilização de diversas funcionalidades. E o próprio automóvel até consegue reconhecer 14 utilizadores diferentes, permitindo maior personalização a bordo. Além disso, quem queira ter uma experiência ainda mais tecnológica a bordo, estão disponíveis os packs Tour, City e Park, com soluções como o cruise control adaptativo com função Stop&Go.

 

Mecânica

A gama do Audi A4 contará com seis motorizações turbo, cuja potência vai desde os 150cv do A4  35 TFSI até aos 347cv do S4 TDI. A gama é composta por blocos de quatro cilindros a gasolina e gasóleo, a que se junta o V6 TDI do modelo mais potente, surgindo em combinação com transmissões manuais, a STronic (7X) e a TipTronic (8x). Destaque para o facto de existirem três motores Mild Hybrid, que vêm, reduzir os consumos em 0,3 l/100km. Estão também confirmadas diversas suspensões na oferta, com destaque para as incluem o amortecimento adaptativo. Uma delas reduz a distância ao solo em 10mm e está focada no conforto, enquanto outra que coloca o S4 23mm mais perto do solo dá primazia ao comportamento desportivo.

Mas o destaque principal nas motorizações vai, obviamente, para o V6 TDI do Audi S4. Graças à combinação do sistema elétrico de 48 volts com este V6, o mais desportivo dos Audi A4 equipa um compressor elétrico, uma solução que tem notórios efeitos na resposta, praticamente eliminando o turbo lag e ajudando a um sprint 0-100km/h em 4,8 segundos. Além disso, esta tecnologia tem também impacto nos consumos, e graças à melhoria de 0,4 l/100km obtida com a recuperação de energia e o apoio do motor de arranque/alternador, a média deste bloco de 347cv e 700Nm fica colocada nos 6,3 l/100km.

 

Além do sedan e da versão desportiva S4, outro dos destaques da gama vai para a A4 Allroad. Com uma distância ao solo superior em 35mm e outras soluções como o sistema quattro que lhe conferem maior à vontade fora de estrada, a maior versatilidade de utilização é um dos trunfos desta versão. Além de poder sair com mais à vontade do asfalto, ela consegue, tal como a A4 Avant, aumentar a capacidade da sua bagageira de 495l em mais 1000l com o rebatimento dos bancos.

As encomendas do novo Audi A4 e S4 na Europa vão arrancar ainda no mês de maio, enquanto a A4 Allroad apenas poderá ser reservada durante o Verão. As entregas aos clientes ficam agendadas para o outono. Foi ainda confirmada a existência de um Audi A4 Edition One. No caso desta versão, apesar da marca não ter dado pormenores, deverá estar contemplado mais equipamento e apontamentos estéticos singulares.

 

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