Publicidade

Além de versão “especial”. Audi prepara RS6 Performance com V8 mais potente

Texto: Francisco Cruz
Data: 5 de Agosto, 2022

Embora, nos dias que correm, já a fazer a transição para a mobilidade exclusivamente elétrica, a Audi ainda não deixou morrer, por completo, os motores de combustão e, neste caso em particular, o V8 4.0 twin-turbo a gasolina. O qual pode, de resto, vir a equipar, em breve, um novo RS6 Performance mais potente, além de uma “versão muito especial” da RS6 Avant!

A revelação foi feita, numa entrevista à publicação australiana Wheels, pela porta-voz da Audi para as gamas A6 e R8, Eva Stania, que, quando questionada quanto à possibilidade da marca de Ingolstadt voltar a lançar uma nova edição RS6 Performance, respondeu: “esperem e verão!”.

Instada a desenvolver a sua resposta, a porta-voz acrescentou que, “existem algumas ideias” no seio da marca de Ingolstadt, pelo que, “há que esperar para ver”. Não deixando de recordar, ao jornalista, que “vocês tiveram a oportunidade de conduzir o RS6 C7 na versão Performance, sendo que, recentemente, também lançámos o R8 RWD, igualmente versão Performance. Pelo que, podem ter, desde já, a certeza, que vamos continuar a desenvolver esta estratégia”.

A Audi RS6 Avant vai ter uma versão "muito especial". Resta esperar...
A Audi RS6 Avant vai ter uma versão “muito especial”. Resta esperar…

De resto e também no seu artigo, a  Wheels cita, ainda, fontes da Audi para garantir que a caminho está uma versão “muito especial” da RS6 Avant, a prometer ainda mais do que os 600 cv de potência e 800 Nm de binário, que anuncia atualmente. Mas que, no entanto, só deverá tornar-se uma realidade lá mais para meados desta década.

LEIA TAMBÉM
RS6 Avant será a primeira. Modelos Audi RS também vão tornar-se 100% elétricos

Aliás, vale a pena não esquecer que o Grupo Volkswagen já utiliza este mesmo V8 4.0 twin-turbo em vários produtos das suas marcas mais exclusivas, como é o caso da Lamborghini. Fabricante que disponibiliza este mesmo bloco, por exemplo, no Urus, com o qual consegue anunciar mais 50 cv e 50 Nm que na atual RS6 Avant.

Próximo RS6 Performance chega ainda este ano

Entretanto e quanto ao próximo RS6 Performance, tudo indica que deverá chegar ainda durante este ano, lá mais para o final, também com o objectivo de assinalar o 20.º aniversário do modelo. Sendo que os responsáveis da Audi já confirmaram que o modelo disporá de um trem de força híbrido plug-in, sendo também um dos últimos da sua espécie a surgir com motor de combustão.

A próxima RS6 Performance já vai contar com trem de força híbrido plug-in, a qual chega ainda este ano
A próxima RS6 Performance já vai contar com trem de força híbrido plug-in, a qual chega ainda este ano

Aliás, a marca dos quatro anéis já anunciou que, a partir de 2026, todos os produtos novos a lançar no mercado, serão elétricos. O que, acrescente-se, leva a pensar que a tal RS6 Avant “muito especial” será já “a excepção que confirma a regra”…