Mobieco

Publicidade

Audi Sport. Futuros modelos RS vão ser eletrificados

Texto: David Espanca
Data: 30 de Julho, 2020

Os futuros modelos RS da Audi Sport vão ser eletrificados, não havendo uma opção pura de combustão interna à venda. A marca vai oferecer, no futuro, apenas um motor de combustão interna em cada modelo RS, em vez de disponibilizar aos compradores a opção de puro motor de combustão ou eletrificado.

Embora a Volkswagen ofereça versões GTI a gasolina, diesel GTD e híbrida “plug-in” GTE no seu novo Golf, o diretor de vendas e marketing da Audi Sport, Rolf Michl, confirmou que este não será o caso nos próximos modelos RS.

Atualmente, o único modelo eletrificado da gama é o RS6 Avant, um “mild-hybrid” de 48V. Entretanto, a marca prepara para introduzir, nos próximos dois anos, veículos híbridos “plug-in” e elétricos, que se tornarão uma parte crucial da linha geral da Audi Sport.

O RS6 Avant é um “mild-hybrid” de 48V

O primeiro desses modelos a chegar será o híbrido “plug-in” RS4 e o elétrico E-tron GT RS, ambos com uma previsão de lançamento no mercado até 2023. Rolf Michl disse, entretanto, que “somos conhecidos pelo planeamento metódico do nosso portefólio e queremos mantê-lo simples para o cliente. Teremos um carro com um motor, já que não faz sentido ter diferentes variantes”.

Eletrificação passo a passo

Por isso, prossegue, “talvez haja variantes diferentes para conceitos diferentes, sejam eles eletrificados, com motor de combustão interna ou outros, mas todos os modelos terão um único ‘drivetrain'”.

O diretor de vendas e marketing descreveu a abordagem da Audi Sport para a eletrificação como um “passo a passo”. Explicou, então, que “a Audi AG está a posicionar-se como uma marca predominantemente elétrica. O primeiro passo da eletrificação já foi realizado com o RS6 e haverá versões totalmente elétricas com o E-tron GT”.

LEIA TAMBÉM
Audi desenvolve sistema de carregamento de veículos elétricos

O responsável da Audi Sport desvenda o foco da marca: performance e utilidade diária. “Existem aspetos brilhantes da eletrificação para carros de alto desempenho, tais como o vetor do binário e velocidades incríveis nas curvas. A performance dos veículos elétricos pode ser absolutamente emocional”, remata.