Publicidade

Novo recorde. Urus torna-se o Lamborghini mais vendido em menos tempo

Texto: Francisco Cruz
Data: 8 de Junho, 2022

A Automobili Lamborghini acaba de acrescentar mais um recorde à sua já extensa lista de conquistas, desta vez, tendo o SUV Urus como protagonista, o qual acaba de tornar-se o Lamborghini mais vendido de sempre, no mais curto espaço de tempo!

O feito foi divulgado pela própria Automobili Lamborghini, salientando o facto do Urus ter acabado de ultrapassar a marca das 20.000 unidades produzidas. Isto, em apenas quatro anos de comercialização!

Quanto ao Lamborghini Urus número 20 000, trata-se de uma unidade na cor Viola Mithras, com pinças de travão em preto e teto panorâmico, e que acaba de sair da linha de produção, com destino a um cliente do Azerbaijão.

O Lamborghini Urus n.º 20000, aqui na foto, tem como destino um cliente no Cazaquistão
O Lamborghini Urus n.º 20000, aqui na foto, tem como destino um cliente no Cazaquistão

Modelo que tem sido, desde o seu lançamento, em 2018, um verdadeiro fenómeno de vendas, o Lamborghini Urus tem, de resto, conquistado feitos atrás de feitos. A começar, logo na primavera de 2018, altura em que teve lugar a digressão mundial de apresentação do modelo aos clientes e que cobriu um total de 114 cidades em apenas quatro meses, com as encomendas a surgirem, em mais de 70 por cento, de clientes novos na marca.

LEIA TAMBÉM
É a despedida. Lamborghini diz adeus aos motores 100% combustão em 2022

Já depois disso, o Urus conseguiu fixar, em pleno Lago Baikal, na Rússia, um novo recorde de velocidade de ponta em condução sobre o gelo, seguindo-se a escalada da estrada transitável a maior altitude no mundo: a passagem de Umling La, na Índia, 5.800 metros acima do nível do mar.

Entretanto e ao mesmo tempo que os recordes caiam, em Sant’Agata Bolognese, na cidade-natal de todos os Lamborghini, o fabricante era obrigado a duplicar a área da fábrica de 80.000 para 160.000 metros quadrados, de forma conseguir responder à crescente procura, graças também à implementação da Lamborghini Manufacturing 4.0, uma abordagem inovadora às tecnologias de produção destinada a ajudar os trabalhadores na linha de montagem.

Devido ao enorme sucesso do Urus, a Lamborghini foi obrigada a duplicar a área da fábrica em Sant'Agata Bolognese
Devido ao enorme sucesso do Urus, a Lamborghini foi obrigada a duplicar a área da fábrica em Sant’Agata Bolognese

Já em 2019, foi inaugurada a oficina de pintura do Urus, e, em 2020, a cadeia de fornecimento do Urus tornou-se mais sustentável, através da substituição do transporte das carroçarias do Urus, de camião por comboio. O que se traduziu numa redução das emissões de CO2 de 85%.

“Desde o primeiro momento em que apresentámos o protótipo do Urus, no Salão Automóvel de Pequim de 2012, até à sua chegada ao mercado, em 2018, e todos os anos desde então, o Urus deu provas do seu apelo instantâneo e permanente enquanto um verdadeiro Lamborghini, nascido a partir do nosso legado superdesportivo e do primeiro Super SUV do mundo, o LM 002”, recorda o Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, Stephan Winkelmann. Acrescentando que, “o Urus é um complemento perfeito para as nossas gamas de modelos superdesportivos, proporcionando uma condução diária luxuosa e de alta performance àqueles que se identificam com a nossa marca italiana autêntica”.

A Lamborghini estima que os Urus de todo o mundo tenham já percorrido, no total, mais de 360 milhões de quilómetros
A Lamborghini estima que os Urus de todo o mundo tenham já percorrido, no total, mais de 360 milhões de quilómetros

Recordar que o modelo Lamborghini mais vendido de sempre, no mais curto espaço de tempo, utiliza um motor V8 biturbo de 4,0 litros, a debitar 650 cv de potência às 6000 rpm (regime máximo de funcionamento de 6800 rpm) e um binário máximo de 850 Nm às 2250 rpm. Sendo que, com 162,7 cv/litro, conta com uma das potências específicas mais elevadas da sua classe, bem como a melhor relação peso/potência, de 3,38 kg/cv.

Equipado de fábrica com tracção integral e direcção às quatro rodas, o SUV do touro enraivecido consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos, atingindo os 200 km/h em 12,8 segundos. Embora a velocidade máxima esteja fixada apenas nos 305 km/h.