A participar, pela primeira vez, nos Days of Speed, evento realizado num Lago Baikal totalmente gelado, a Automobili Lamborghini acabou fixando um novo recorde em aceleração no primeiro quilómetro, ao atingir, com o seu Super SUV, o Lamborghini Urus, a velocidade de 114 km/h.
Com o russo Andrey Leontyev ao volante, piloto que soma já um total de 18 recordes fixados nos Days of Speed, o Lamborghini Urus conseguiu atingir uns impressionantes 298 km/h em aceleração pura, valor suficiente para bater o recorde num lago hoje em dia já não tão gelado, recorda a Lamborghini em comunicado.
Anunciando que os dados oficiais, registados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pela Federação Russa do Automóvel (RAF), têm divulgação oficial agendada para abril, a marca de Sant’Agata Bolognese não deixa de recordar que, ainda durante os treinos, o Urus chegou a atingir uma velocidade máxima de 302 km/h.
“Este desafio extremo demonstrou, uma vez mais, que o Super SUV Urus oferece a performance esperada de um Lamborghini em termos de aceleração, velocidade máxima e comportamento dinâmico, para proporcionar o melhor desempenho sobre qualquer superfície: seja uma autoestrada, um caminho off-road ou, inclusivamente, o gelo”, comentou, após a obtenção do recorde, o diretor da Lamborghini para a Europa de Leste e CIS, Konstantin Sychev. Acrescentando que “estamos entusiasmados com a publicação dos resultados oficiais do Urus”.
LEIA TAMBÉM
Já para 2022. Lamborghini Urus vai ter versão PHEV com 830 cv
Recorde-se que o Lamborghini Urus conta com um motor V8 biturbo de 4,0 litros, a disponibilizar 650 cv às 6000 rpm (regime máximo de funcionamento de 6800 rpm) e um binário máximo de 850 Nm, às 2250 rpm.
Anunciando uma das mais elevadas potências específicas da sua classe – 162,7 cv/l -, além da melhor relação peso/potência – 3,38 kg/cv -, o Urus promete ainda uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 12,8s, além de uma velocidade máxima de 305 km/h.
Quanto ao festival anual Days of Speed, realizou-se entre 10 e 13 de março, organizado pela empresa LAV-Racing, mais uma vez com o propósito de estabelecer recordes de velocidade sobre o gelo.
Até por questões de homologação das marcas, o evento decorre segundo as normas da FIA e da RAF.