Lamborghini Urus: Chegou o Super SUV

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 Dezembro, 2017

Foi finalmente apresentado o SUV mais aguardado do ano. O Lamborghini Urus anuncia 650CV e 850Nm de um V8 biturbo, que lhe garantem a capacidade para chegar aos 305km, depois de já ter sprintado até aos 100km/h em somente 3,6 segundos.

  • V8 com 3996cc em alumínio com 650CV e 850Nm
  • 0-100km/h em 3,6 segundos e máximo de 305km/h
  • Eixo traseiro direcional
  • Suspensão pneumática estreia, na marca, uma barra estabilizadora ativa eletromecânica
  • Discos carbocerâmicos
  • Interior para cinco passageiros com mala de 616L (extensíveis a 1638L)
  • 2200kg de peso

 

Foi finalmente revelado o Lamborghini Urus, designado pela marca como o primeiro SSUV (Super SUV) e que dá início à terceira linha de modelos do fabricante transalpino. Com a chegada ao mercado planeada para a primavera do próximo ano, o modelo tem já preços anunciados para o mercado europeu, onde está disponível desde 171429€. Descubra agora, em todo o esplendor, um dos mais aguardados modelos do ano, o Lamborghini Urus.

Nome

A designação Urus remete, como não podia deixar de ser na marca do touro, para o mundo da tauromaquia. Mas, como se trata de um modelo que não conhece fronteiras onde termina o asfalto, o seu nome representa os auroques, os antepassados do gado bovino domesticado que corriam livremente por todos os terrenos que desejassem. Tendo em conta que os atuais touros que entram nas arenas espanholas são bastante parecidos aos antigos auroques, essa é a origem do nome Lamborghini Urus.

 

Mecânica

O Super SUV utiliza um motor V8 em alumínio com 3996CC com dois turbos (novidade na marca) e cilindros a 90º, capaz de debitar 650CV e 850Nm. Este é um registo que o coloca desde logo um patamar acima dos adversários, como por exemplo o Bentley Bentayga de 608CV e o Mercedes G65 com 629CV. Isto permite acelerar até aos 100km/h num tempo de somente 3,6 segundos, superar os 200km/h em 12,8 segundos e continuar a acelerar até um máximo de 305 km/h.

Recorrendo a uma suspensão pneumática adaptativa, que varia a distância ao solo entre os 158mm e os 248mm, o Lamborghini Urus estreia na marca transalpina a barra estabilizadora ativa eletromecânica. Já utilizada no Audi Q8, é um exemplo das sinergias entre as marcas do Grupo VW. O modelo consegue deter-se dos 100km/h até aos 0 em apenas 33,7 metros, algo que se fica a dever ao poderoso sistema de travagem. Fabricados em compostos carbocerâmicos, são utilizados discos com 440mm e 10 pistões na dianteira e com 370mm e 6 pistões na retaguarda.

Existem ainda outros destaques na mecânica, como o Lamborghini Rear-Wheel Steering, o eixo traseiro direcional, ou o sistema de tração integral. Recorrendo a um diferencial dianteiro integrado e um diferencial central autoblocante do tipo Torsen (a repartição original é numa relação 40/60, mas podem ser enviados até 70% para a dianteira ou 87% para o eixo traseiro), existe ainda um diferencial traseiro com vectorização do binário para enviar sempre a “dose” certa para cada uma das rodas posteriores.

Este modelo com caixa automática de oito velocidades tem ainda a possibilidade de optar entre vários modos de condução. Recorrendo ao seletor ‘Tamburo’, o condutor pode escolher entre Strada, Sport, Corsa e Neve. Além disso, com o Off-Road Package que inclui reforços nos amortecedores e proteção do fundo, existem ainda os modos Terra e Sabbia (areia).

 

Dimensões e Design

Com um peso de 2200kg, a relação de 3,38kg/CV permite ao Lamborghini Urus ser o recordista no seu segmento. As dimensões exteriores são de 5112mm de comprimento, 2016mm de largura e 1638mm de altura, enquanto a distância entre eixos de 3003mm permite desafogo no espaço para os cinco ocupantes. Além disso, espaço é o que também não vai faltar para a bagagem, pois estão disponíveis 616L extensíveis aos 1596L.

A atraente e aerodinâmica imagem exterior do Lamborghini Urus presta homenagem aos seus antepassados. Desde logo ao LM-002, mas também tem uma dianteira onde as reminiscências do Miura e do Aventador ajudam a explicar que o motor está colocado na dianteira. Combinada com os vincos do capot que a marca estreou com o Countach, a assinatura da iluminação em Y e ainda as grandes entradas de ar e spoiler em posição baixa resultam numa imagem feroz e verdadeiramente desportiva para este ‘auroque’.

As linhas de inspiração coupé das laterais culminam com aquele que é um dos traços mais característicos da imagem do Super SUV. Trata-se das formas do Pilar C, em tributo ao Huracan e reafirmando as capacidades dinâmicas do modelo. A traseira pretende trazer à lembrança as linhas de modelos como o Countach e o Murcielago, aliadas novamente à assinatura visual em Y, sendo ainda agraciada por um difusor inspirado nos modelos de competição de Sant’Agatta Bolognese. O resultado é novamente a afirmação das capacidades superiores, desportivismo e performance aerodinâmica do Lamborghini Urus.

A bordo merece desde logo destaque o “lugar do comandante”, com o piloto a ser acolhido por bancos desportivos DNA com memória e 12 ajustes. Além disso, em opção o condutor pode ser acomodado em lugares ainda mais excelsos, com 18 configurações eletrónicas e com climatização e massagem. Numa atmosfera onde se combinam a pele dos assentos com a alcantara, alumínio, fibra de carbono e a madeira, destaque ainda para o caráter intuitivo dos comandos. Algo reforçado pelo painel de instrumentos digital, os dois ecrãs para diversas funções e o infotainment ao centro e ainda os controlos colocados logo abaixo para gerir os modos de condução, as mudanças e botão start.

 

 Como já referido, o novo Lamborghini Urus chega ao mercado na primavera de 2018 e está disponível desde 191429€ na Europa.