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Audi Q4 e-tron. A democratização elétrica nos premium

Texto: Júlio Santos
Data: 20 de Junho, 2021

O Audi Q4 e-tron está já à venda em Portugal, com o preço deste SUV elétrico premium a começar nos 44 852€ para a versão com 341 km de autonomia, estando também disponível uma proposta que pode alcançar os 520 km (57 583€). Em setembro chega a mais desportiva carroçaria Sportback.

A Audi quer que em 2030 pelo menos 50% das suas vendas sejam veículos 100% elétricos. Até lá vão ser lançados 70 novos modelos a bateria, a que se juntam 50 híbridos de carregamento externo (PHEV).

A estratégia de eletrificação viu a luz do dia com o lançamento, há três anos, do e-tron e prossegue agora com a apresentação do Q4 e-tron. Um SUV de dimensões médias que protagoniza a “democratização” desta tecnologia entre a marca premium do Grupo VW. A qual, assinale-se, destinou para eletrificação um investimento superior a 35 mil milhões de euros, o que diz bem da forte aposta que está a fazer.

Com 4,6 metros de comprimento, o Q4 e-tron está por agora disponível com uma configuração que identifica o posicionamento SUV, a que se junta, em setembro, uma proposta mais desportiva, resultante do perfil coupé, com o tejadilho a cair para a traseira de forma acentuada.

A capacidade de bagagem é de, respetivamente, 520 litros e 535 litros. A grelha Singleframe, as jantes que podem chegar às 21 polegadas e o cuidado com a aerodinâmica marcam a carroçaria do Q4 e-tron, que na versão Sportback reclama um Cx de 0.26. Um dado muito importante num veículo elétrico e a que a Audi dispensou, por isso mesmo cuidados especiais.

Por exemplo, o desenho do spoiler dianteiro permitiu um ganho de 14 km na autonomia, enquanto o defletor aí colocado tem como tradução um aumento de 5 km na distância percorrida.

Apesar das dimensões médias, o Q4 e-tron oferece uma habitabilidade superior à do Q7 (que mede 5,1 metros de comprimento), num interior marcado pelo posicionamento premium (evidente nos revestimentos) e, principalmente, pelo incorporação dos avanços mais recentes da era digital. De que é exemplo o “head-up display” com realidade aumentada, bem como as amplas possibilidades de conectividade.

Um ou dois motores

Com três níveis de equipamento, o Q4 e-tron pode dispor de suspensão de amortecimento variável (de série nas versões S-line), bem como do sistema Audi Drive Select (de série no Sportback), que permite ajustar a resposta do motor e da direção, bem como a firmeza do chassis.

A comercialização arranca agora e estão disponíveis três propostas:

Q4 e-tro 35 – Possui um motor síncrono de 170 cv e 310 Nm de binário, montado na traseira e propulsão posterior. É alimentado por uma bateria de 55 kWh que assegura uma autonomia de 341 km (ciclo WLTP). A velocidade máxima está limitada a 160 Km/h e o preço anunciado é de 44 852€;

Q4 e-tron 40 – Conta com um motor síncrono de 204 cv e 310 Nm, montado na traseira e propulsão posterior. A energia é fornecida por uma bateria de 82 kWh, com a autonomia a poder chegar aos 520 km. O preço anunciado é de 51 784€;

Q4 e-tron 50 quattro – Ao motor de 204 cv, junta um segundo propulsor na frente com 109 cv de potência, o que resulta numa potência combinada de 299 cv e tração integral. No entanto, para assegurar uma maior eficácia energética, o motor dianteiro só entra em funcionamento quando o condutor exige maior disponibilidade ou quando a eletrónica deteta a necessidade de maior tração. Conta com a mesma bateria de 82 kWh (77 kWh úteis) e a autonomia anunciada é, neste caso, de 488 km.

Além de anunciar uma elevada capacidade de regeneração, o Q4 e-tron reclama uma grande eficácia na gestão da energia, contando para tal com dois circuitos de refrigeração independentes para o módulo da bateria e para o motor.