Publicidade

Audi Q4 e-tron. A combinação perfeita entre espaço e autonomia

Texto: Ricardo Machado
Data: 31 de Maio, 2021

O novo Audi Q4 e-tron oferece o espaço e o conforto do Audi Q7 numas dimensões próximas ao Q3. Recebe quatro adultos com todo o conforto e a ausência de túnel central facilita a vida ao eventual quinto ocupante. Ainda tem espaço para 520 litros de bagagens e consegue tudo isto em apenas 4,59 metros de comprimento.

Desenvolvido sobre a plataforma para veículos elétricos do Grupo VW (MEB), o Q4 e-tron arruma as baterias sob o piso e apresenta duas carroçarias desde o lançamento. Do pára-choques dianteiro até ao pilar B são iguais. Daí para trás, o Q4 e-tron mantém o tejadilho relativamente direito, enquanto o Q4 Sportback e-tron assume uma silhueta estilo coupé.

Vista de traseira do Q4 Sportback e-tron
Mais aerodinâmico, o Q4 Sportback e-tron consegue melhores consumos que a carroçaria SUV

As motorizações são comuns às duas carroçarias, com a aerodinâmica mais apurada do Q4 Sportback e-tron a acrescentar alguns quilómetros à autonomia. A gama começa com o Q4 35 e-tron, com bateria de 51,5 kWh e motor traseiro de 170 cv. Anuncia nove segundos dos zero aos 100 km/h, 160 km/h de velocidade máxima e 341 km de autonomia.

Mais de 500 km de autonomia

Segue-se o campeão entre carregamentos Q4 Sportback 40 e-tron. Aumenta a capacidade da bateria para os 76,6 kWh, a potência do motor para os 204 cv e a autonomia para os 520 km. A velocidade máxima é igual e o sprint meio segundo mais rápido.

Com a mesma mecânica, reforçada por um motor dianteiro de 109 cv, o Q4 50 e-tron quattro ocupa o topo da gama. Desenvolve uma potência combinada de 299 cv, que lhe permite arrancar até aos 100 km/h em 6,2 segundos e fixar a velocidade máxima nos 180 km/h. A autonomia ronda os 488 km.

Interior do Audi Q4 e-tron. Há 27 componentes feitos a partir de material reciclado
O interior do Audi Q4 e-tron utiliza materiais reciclados e tem muito espaço

Realidade aumentada

Refinado e confortável, o Q4 e-tron promove uma condução descontraída, mais orientada para o conforto que para a performance. A posição de condução elevada domina o trânsito, enquanto o head-up display projeta imagens de realidade aumentada no pára-brisas. Um sistema semelhante ao do VW iD4, cujos gráficos nos pareceram mais intuitivos.

Já disponível para encomenda, com as primeiras entregas a acontecerem a partir de meados de junho, o SUV compacto elétrico da Audi tem preços desde os 44 814 € do Q4 35 e-tron. O Q4 50 e-tron quattro ocupa o topo da gama com um preço de 57 343 €.