Publicidade

Audi Q2 recebe primeira importante atualização

Texto: Carlos Moura
Data: 1 de Setembro, 2020

O Audi Q2 recebeu uma atualização de meio de ciclo de vida, novos conteúdos tecnológicos e novos sistemas de assistência à condução.

Quatro anos após o seu lançamento, o crossover subcompacto premium Audi Q2 recebe uma atualização de meio ciclo de vida, que incidiu sobre o estilo e os conteúdos tecnológicos.

Em termos de design, a alteração mais óbvia consiste nos grupos óticos, com iluminação LED em todos os modelos, estando ainda disponíveis, em opção, os faróis Matrix LED.

Apesar da forma dos faróis parecer ser igual, a assinatura luminosa é naturalmente diferente, aproximando a imagem Q2 do resto da gama da Audi.

Audi Q2 renovado em 2020
Audi Q2 renovado em 2020

O Q2 apresenta mais algumas diferenças na frente, perceptíveis apenas para os mais atentos.

O para-choques dianteiro foi redesenhado, incorporando superfícies mais impressionantes por baixo dos grupos óticos em forma de cunha e tomadas de ar revistas, assim como uma grelha Singleframe de desenho octogonal, localizada ligeiramente abaixo.

LEIA TAMBÉM
Audi Q2: Vocação Urbana

A traseira não sofreu grandes alterações, com exceção dos novos difusores traseiras, assim como a assinatura na tampa da bagageira.

O interior espaçoso permite acomodar cinco ocupantes. O habitáculo também recebeu alguns apontamentos novos de design, designadamente nas saídas da ventilação, no punho da alavanca da caixa de velocidades ou do seletor da transmissão S tronic.

Atualização tecnológica

O novo Audi Q2 passou a dispor de novos conteúdos tecnológicos, que incluem o Audi virtual cockpit com ecrã de 12,3 polegadas e sistema de navegação MMI Plus com ecrã de 8,3 polegadas.

Este último está associado a um módulo LTE para uma transmissão mais rápida de dados e disponibiliza um hotspot Wi-Fi para os passageiros.

O sistema de infotainement mais avançado introduz o serviços conectados da Audi no Q2, incluindo informação de trânsito. Os serviços de combatividade de emergência e de controlo remoto da Audi também são novos.

Estes permitem ao proprietário fechar as portas remotamente ou verificar o nível de combustível e autonomia. Os referidos serviços estão acessíveis através da app gratuita myApp para smartphones.

Os utilizadores que quiserem desativar a transferência de dados poderão ativar o novo modo privado no sistema MMI.

Motor 1.5 TFSI de 150 cv

No capítulo mecânico, o novo Audi Q2 é lançado no mercado alemão com um novo motor a gasolina de 1,5 litros com injeção direta que desenvolve uma potência de 150 cv e um binário de 250 Nm.

O consumo anunciado do Q2 com este propulsor de quatro cilindros é 5,4 l/100 km em ciclo NEDC, que correspondem a emissões de dióxido de carbono de 124 g/km. No final do ano, a marca alemã irá introduzir novos motores TDI e TFSI.

O bloco 1.5 TFSI está asociado de série a uma caixa manual de seis velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão S tronic de sete relações. Algumas motorizações do Audi Q2 também podem contar com sistema de tração integral quattro.

O novo crossover compacto da Audi recebe ainda novos sistemas de assistência à condução como o Audi pre sense front System que utiliza o radar para analisar a área em redor do veículo para evitar acidentes ou diminuir a sua gravidade. O assistente de manutenção da faixa de rodagem também vem de série.