Audi activesphere concept. O combinar dos opostos

A Audi apresentou o último dos concepts da sua família Sphere, o activesphere concept, um crossover coupé que também é uma pickup.

Iniciada em 2021, a Audi dá por concluída a sua família Sphere, com a divulgação do quarto e último concept, o activesphere. Neste caso, um misto de crossover e coupé de luxo, que, além da capacidade de se transformar numa pickup, funciona com recurso à Realidade Mista. Confuso? A explicação segue já a seguir...

Primeiro foi o roadster skysphere, decorria ainda o ano 2021, ao qual se seguiu, já em abril de 2022, o grandsphere, um exercício de estilo sobre o futuro dos interiores, e o urbansphere, um concept que, dizia então a marca dos quatro anéis, nascera do interior para o exterior. Razão pela qual também adoptava uma carroçaria do tipo monovolume, elaborada para as viagens em grande estilo, no coração das megacidades do futuro.

Entretanto e passados que estão quase dois anos sobre o pontapé de saída desta família de concepts que, segundo refere o próprio fabricante, anuncia àquilo que serão os Audi do futuro, eis que a marca dos quatro anéis dá a conhecer o último da espécie, um crossover que pretende ser, também, um coupé de luxo, capaz de, inclusivamente, se transformar numa pickup - o Activesphere.

O Audi activesphere concept procura congregar conceitos distintos, no sentido de oferecer um veículo elegante, dinâmico, mas também com verdadeiras aptidões para o todo-o-terreno
O Audi activesphere concept procura congregar conceitos distintos, no sentido de oferecer um veículo elegante, dinâmico, mas também com verdadeiras aptidões para o todo-o-terreno

Apresentado, primeiramente, a um grupo restrito de orgãos de informação europeus, do qual a TURBO fez parte, este quarto e último concept leva, ainda mais além, muita da inovação já estreada nos irmãos, adoptando, ao mesmo tempo, um formato inquestionavelmente cativante e adequado aos gostos do público atual. Facto que não impede a Audi de garantir que não existem planos para a sua passagem à produção... embora tudo dependa, igualmente, do feedback recebido!

Três conceitos num só

Sobre o concept propriamente dito, o qual foi desenhado no Audi Design Studio, em Malibu, EUA, vale pena começar por destacar o facto de congregar em si dois dos conceitos de design automóvel que mais cativam, como é o caso dos crossovers e dos coupés desportivos de luxo. E que a Audi assume ter procurado fundir, dividindo um só carro, em dois planos: a metade superior, de linhas e perfil claramente coupé, e a parte abaixo da linha de cintura, claramente inspirada no universo dos todo-o-terreno, com as suas protecções em plástico, guarda-lamas generosos e rodas de 22", revestidas a pneus 285/55 claramente vocacionados para o offroad.

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Num corpo com quase cinco metros de comprimento (4,98 m, para sermos mais precisos), de vãos especialmente curtos, mas também com uma largura que chega aos 2,07 m e uma altura de 1,60 m (a Audi só não quis revelar o peso...), nota, ainda, para soluções inovadoras, a procurar favorecer a aerodinâmica e o desempenho, como é o caso das jantes equipadas com segmentos móveis, que, tanto abrem para uma maior ventilação quando no todo-o-terreno, como se fecham completamente, garantindo, assim, menor arrasto, quando a velocidades mais elevadas, em alcatrão.

No entanto e porque este é um concept que procura a aventura nos terrenos mais difíceis, uma altura ao solo que começa nos 208 mm, mas que e graças a uma suspensão pneumática com amortecedores adaptativos consegue elevar-se até mais 40 mm (248 mm, portanto...), além de ângulos de ataque de 18,9" e de saída de 28,1", assim como um sistema de tracção integral quattro. Sendo que, já a pensar no transporte dos equipamentos para todo o tipo de desporto na Natureza, das bicicletas aos esquis e à prancha de surf, uma traseira modulável, em que, a recolha do enorme óculo traseiro para junto do tejadilho (também ele em vidro e, ainda assim, com suporte para esquis) e o deslizar dos segmentos inferior e vertical para uma posição horizontal, de continuidade da bagageira, permite que este coupé se transforme numa espécie de pickup!

https://youtu.be/dwo5-Iw5j38

Um interior espaçoso, funcional e minimalista

Oferecendo, a partir daí, uma generosa caixa de carga, com o isolamento do habitáculo a passar a ser feito através de uma antepara motorizada que separa as duas zonas, o activesphere mantém, contudo, inalteradas, as superfícies laterais, também como forma de continuar a proporcionar um acesso amplo, através de portas que abrem tipo tesoura, a um habitáculo cujo ambiente replica, em muito, o desvendado, por exemplo, pelo irmão grandsphere - espaçoso, graças também a uma distância entre eixos que roça os 3,0 metros (2,97 m, mais precisamente...); funcional, em grande parte devido a bancos envolventes tipo concha, que, suspenso, têm como única ligação física ao veículo a consola central que atravessa todo o habitáculo e onde existem alguns espaços de arrumação; e minimalista, sendo que, até mesmo o volante e os pedais, só aparecem quando convocados pelo condutor. O qual, a partir daí, dispensa a intervenção do sistema de condução autónoma de Nível 4 que o activesphere também oferece.

O activesphere faz uso de uma nova "realidade mista", que combina os mundos físicos e virtual no seu interior, acessível com recurso a headsets de alta tecnologia
O activesphere faz uso de uma nova "realidade mista", que combina os mundos físicos e virtual no seu interior, acessível com recurso a headsets de alta tecnologia

No entanto e no que à tecnologia diz respeito, mais impressionante é, sem dúvida, aquilo que a Audi descreve como a combinação da realidade física com a esfera digital, uma "realidade mista", em que, através do recurso a headsets de Realidade Aumentada também presentes no concept, e que inclusivamente podem ser utilizados no exterior (por exemplo, para, quando ainda em casa, configurar uma determinada rota ou aceder às definições do veículo), todos os ocupantes passam a poder interagir, através de uma nova dimensão, com o veículo.

Com os headsets de realidade mista colocados, tanto o condutor, como os restantes ocupantes, podem não só ter acesso a todo o tipo de informação, muita dela disponibilizada em três dimensões, como operar comandos virtuais, relacionados com todo o tipo de funções existentes no veículo. Tudo isto, sem qualquer monitor ou comando físico presente.

Veja mais pormenores do interior abaixo

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Baseado na PPE... e com 442 cv de potência

Por outro lado e porque este é um crossover/coupé/pickup que procura respeitar, igualmente, o Meio Ambiente, a presença daquele que é o sistema de propulsão elétrica mais inovador à disposição na Audi, cuja base é a Premium Platform Electric (PPE), a que se juntam, neste caso, dois motores elétricos (um em cada eixo), a debitarem uma potência total de 325 kW (442 cv) e um binário máximo de 720 Nm.

A garantir a necessária energia, uma bateria cuja capacidade ronda, segundo o fabricante, os 100 kWh, e que, no caso deste activesphere, deverá permitir autonomias superiores a 600 km, com uma só carga. Mas que, depois e fruto da presença da conhecida arquitectura de 800V, também pode ser recarregadas com potências de carga até 270 kW, em postos de carregamento ultra-rápidos, onde, apenas 10 minutos ligado à corrente bastarão para cumprir distâncias acima dos 300 quilómetros.

https://youtu.be/dWdgDHikqqA

De resto, outra vantagem desta tecnologia, é o facto de, em menos de 25 minutos, ser possível repor entre 5 e 80 % da capacidade total da bateria. Isto, claro está, desde que consiga encontrar estações de carregamento com tais níveis de potência...