Publicidade

Alfa Romeo Junior Veloce. Misterioso aumento de potência de 40 cv

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Junho, 2024

A Alfa Romeo anunciou que o Junior Veloce viu aumentar a sua potência em 40 cv, passando de 240 cv para 280 cv, após a conclusão do programa de desenvolvimento no circuito de testes de Balocco, em Itália.

O Alfa Romeo Junior, anteriormente conhecido como Milano, teve uma estreia conturbada com uma mudança súbita de nome. Mas nem todas as alterações são negativas. A versão elétrica, denominada Veloce, viu aumentar a sua potência em 40 cv, passando de 240 cv para 280 cv.

A marca italiana divulgou as especificações revistas do Junior Veloce, depois da sua equipa de desenvolvimento de engenharia ter dado por concluído o desenvolvimento dinâmico do projeto no Centro de Testes de Balocco.

Segundo a Alfa Romeo, “os testes demonstraram que a potência do motor elétrico atinge os 280 cv, em linha com os modelos Giulia, Stelvio e Tonale Veloce”. A marca italiana também avançou que o motor eléctrico oferece uns muito respeitáveis 345 Nm de binário.

Esta diferença de 40 cv não deixou de causar alguma perplexidade, pois não é habitual um construtor subestimar a potência de um veículo com imagem desportiva pouco antes do lançamento.

Acerto específico da suspensão

O Junior Veloce deveria partilhar o motor elétrico como o Abarth 600e e o Lancia Ypsilon HF, mas também ainda está para se ver se estas duas últimas marcas também não irão rever em alta a potência dos seus elétricos ou se mantêm os mesmos 240 cv.   

Além de ter um motor elétrico mais potente, o Alfa Romeo Veloce também viu a suspensão desportiva ser rebaixada em 25% em comparação com as outras versões, ao mesmo tempo que conta com barras estabilizadoras dianteiras e traseiras vincadamente desportivas para garantir curvas a alta velocidade com um elevado nível de aderência. 

O eixo dianteiro possui um diferencial Torsen para garantir a melhor motricidade possível em todas as condições. Os pneus de 20″, de elevado desempenho, são igualmente específicos para veículos elétricos e oferecem uma elevada aderência.

A direção possui uma calibração específica para tornar a mais direta do segmento (14,6), enquanto o sistema de travagem dispõe de discos dianteiros com diâmetro superior a 380 mm e pinças monobloco de quatro pistões.

Primeiros testes com imprensa

A próxima fase do programa de lançamento do Junior consiste na primeira ronda de ensaios pela imprensa, que vai decorrer no Centro de Testes de Balocco, já que o modelo ainda tem de ser sujeito a um processo final de homologação. 

LEIA TAMBÉM
Com chapada de luva branca. Stellantis responde a Governo italiano

A imprensa internacional terá a oportunidade de aceder à   total configuração do circuito “Langhe”, um verdadeiro exclusivo, recorrendo-se ao percurso completo de mais de 20 quilómetros de extensão, que nunca antes esteve disponível para condutores externos que não fossem membros das equipas de desenvolvimento da Alfa Romeo.