Mobieco

Publicidade

Também para ralis. Ypsilon HF é o regresso dos hot-hatch à Lancia

Texto: Francisco Cruz
Data: 1 de Junho, 2024

Ao mesmo tempo que divulgava a gama do “renascido” Ypsilon, a Lancia deu a conhecer o seu primeiro hot-hatch em décadas, de nome Ypsilon HF. E que, a par da variante de estrada para utilização no dia-a-dia, dará origem a uma variante de competição, para ralis, de nome Ypsilon Rally4 HF!

Anunciado como a versão de elevada performance daquele que é o primeiro automóvel da Lancia renascida, o Ypsilon HF tem, desde já, chegada prevista ao mercado em 2025, estreando aquela que passará a ser a expressão maior da alma mais competitiva e de performance da Lancia. 

Lancia Ypsilon HF
Lancia Ypsilon HF

Primeiro elemento de uma nova família de cariz mais desportivo que a marca italiana pretende que marque presença em todas as suas futuras gamas (Gamma e Delta), o Ypsilon HF será um hot-hatch de propulsão exclusivamente elétrica, a debitar uma potência na ordem dos 240 cv, capaz de assegurar acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

LEIA TAMBÉM
Com os ralis na mira. Lancia recupera emblema HF para versões desportivas

Prometendo um porte rebaixado, carroçaria alargada e linhas agressivas e musculadas, o pequeno desportivo recuperará, igualmente, uma faceta histórica há muito desaparecida da marca fundada em 1906, em Turim, Itália, a par de um logótipo ‘HF’ introduzido, pela primeira vez, em 1960. Já então enquanto assinatura dos modelos de elevado desempenho do fabricante

A origem do HF

Vale a pena, no entanto, recordar que, na origem deste emblema, esteve, não a marca, mas um grupo de fãs e proprietários de veículos Lancia, que decidiu fundar o clube “Lancia Hi-Fi” (de ‘High-Fidelity’, ou Alta Fidelidade) e cujo acesso estava reservado apenas a quem tivesse, pelo menos, seis automóveis Lancia novos. 

Lancia Ypsilon Rally4 HF
Lancia Ypsilon Rally4 HF

Só depois disso, é que o logótipo “HF” acabou tornando-se elemento distintivo também na ‘Squadra Corse Lancia’, fundada em 1963 por Cesare Fiorio, juntamente com alguns pilotos e proprietários de veículos do construtor, e que foi responsável por muitas das vitórias da marca.

Com versão para ralis

De resto e a procurar exaltar esta ligação à competição, a promessa, igualmente feita, pelos responsáveis actuais da Lancia, do regresso aos ralis, modalidade em que marca italiana construiu um importante palmares: venceu um total de 15 campeonatos do mundo, aos quais soma ainda três campeonatos do mundo de Resistência, uma vitória nas 1000 Miglia, duas na Targa Florio e uma na Carrera Panamericana.

Lancia Ypsilon Rally4 HF

Desta feita, contudo, o regresso será feito através da categoria de base “Rally4” e com uma versão especialmente preparada do Ypsilon HF, de nome Ypsilon Rally4 HF, alimentada por um motor 1,2 litros turbo de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, com 212 cv de potência. Enviados exclusivamente para as rodas dianteiras, através de uma transmissão mecânica de cinco velocidades e com o apoio de um diferencial autoblocante mecânico.

O carro, que deverá ser disponibilizado a clientes que pretendam correr na categoria, marcará, ainda, o regresso do logótipo “Lancia Corse HF”, a lendária assinatura dos carros de corrida da Lancia, reinterpretada numa assinatura contemporânea, mas mantendo o preto e branco que são as cores originais.

Lancia Ypsilon HF