Publicidade

Registado em vídeo. O dia em Akio Toyoda capotou um GR Yaris de ralis

Texto: Francisco Cruz
Data: 14 de Junho, 2024

Chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda é também um conhecido apaixonado por tudo o que envolve o Automóvel, desporto incluído. O que e a par da experiência como piloto que já possui, não impediu que já tenha passado por algumas situações constrangedoras, como a que aconteceu, recentemente, ao volante de um GR Yaris de ralis!

Igualmente conhecido como um homem que gosta de “meter as mãos na massa”, não abdicando, inclusivamente, de testar e dar a sua opinião a engenheiros e equipas de desenvolvimento, sobre alguns dos novos veículos do fabricante, Akio Toyoda é um gestor muito diferente da maioria dos seus pares. Não abdicando, sequer e já com 67 anos de idade, de “fazer uma perninha” em várias competições automóveis.

No entanto e porque nem sempre tudo corre bem, uma das últimas vezes em que o também neto do fundador da Toyota Motor Corporation se viu em apuros, ao volante de um automóvel, foi em dezembro do ano passado. 

Em plena pista de Shimoyama, local onde o fabricante inaugurava um dos seus últimos centros técnicos de Pesquisa e Desenvolvimento, cujo interior tem a curiosidade de procurar replicar o pit-lane de Nürburging, Akio Toyoda decidiu “puxar” por um GR Yaris de ralis, tendo a seu lado, no lugar do navegador, o nove vezes campeão japonês da modalidade, Norihiko Katsuta.

LEIA TAMBÉM
A combustão. Toyota garante que próximos motores serão revolucionários

O momento de condução, registado do princípio ao fim pelas câmaras a bordo, num filme que agora o convidamos a assistir, teve, no entanto, um final menos feliz, quando Toyoda não conseguiu evitar que o carro desse um toque num monte de terra e acabasse por capotar, terminando com os ocupantes de cabeça para baixo.

A partir daí, Katsuta, de mãos descobertas, conseguiu ser o primeiro a libertar-se, para, em seguida, libertar também Toyoda. Tendo ambos saído do veículos sem qualquer ferimento… a não ser, talvez, no orgulho.

Ainda assim, elogios merecidos, desde logo, para o Chairman, que autorizou a divulgação, pela própria Toyota Motor Corporation, do vídeo do acidente, também como forma de demonstrar, não só até que ponto os seus carros são levados ao limite, mas também o nível de segurança que oferecem.

De resto e segundo avança o site Motor1, que divulgou o video que aqui reproduzimos, o GR Yaris com que Akio Toyoda teve o “capotanço” foi, inclusivamente, exposto, publicamente, na cerimónia de inauguração das novas instalações, mais uma vez, como demonstração dos esforços e capacidades do maior construtor mundial de automóveis.