Conheça o Lexus preferido do ex-CEO da Toyota

Lexus apresentou a versão desportiva do SUV compacto LBX, que passou a ser o automóvel preferido da marca premium da Toyota do seu ex-CEO

A Lexus apresentou a versão desportiva do SUV compacto LBX, que passou a ser o automóvel preferido da marca premium da Toyota do seu ex-CEO, Akio Toyoda. A nova versão utiliza o mesmo motor de 1,6 litros de 305 cv do GR Yaris. A marca não confirmou se este protótipo irá passar à produção, mas, segundo alguns rumores, isso pode mesmo vir a acontecer. 

Denominado Morizo RR Concept, apresentado no Salão Automóvel de Tóquio, a versão desportiva do SUV compacto da Lexus troca o motor híbrido de três cilindros de 1,5 litros com 136 cv por um bloco igualmente tricilíndrico, mas de 1,6 litros com 305 cv, estreado no Toyota GR Yaris.

Acoplado à mesma caixa automática de oito velocidades do GR Yaris, denominada Direct Shift, este propulsor de três cilindros distribui a potência máxima de 305 cv às 6500 rpm e um binário de 400 Nm entre as 3250 e 4600 rpm pelas quatro rodas, graças a um sistema de tração integral permanente controlado eletronicamente.

Morizo RR Concept pode antecipar versão desportiva do Lexus LBX com 305 cv

A suspensão do LBX foi revista, tendo a altura diminuído 10 mm e a largura aumentado 20 mm. A aerodinâmica também mereceu uma atenção especial dos engenheiros da marca, que foram buscar a inspiração à competição, conferindo a este modelo um visual mais agressivo.

Os apontamentos em amarelo no carro procuram ser uma evocação ao presidente da Toyota Akio Toyoda, cujo alter ego da competição "Morizo" é usado como uma assinatura colorida, a qual pode ser encontrada por cima da grelha, nas pinças dos travões e nos cintos de segurança.

Repetir o modelo do GR Yaris?

A Lexus ainda não confirmou se o Morizo RR Concept vai passar à produção, mas pode dar-se o caso, atendendo ao sucesso inesperado do GR Yaris, o qual ganhou um lugar permanente na gama da Toyota. Com base nesse histórico, a Lexus poderá também quer uma versão desportiva do LBX.

Akio Toyoda, que desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do Morizo RR, refere-se a este veículocomo o seu Lexus favorito, o que deixa subentendido que poderá chegar mesmo aos concessionários da marca.

O antigo CEO da Toyota e atual presidente do conselho de adminstração, Akio Toyoda, participou ativamente no desenvolvimento do Morizo RR Concept

A revelação surge meses depois do novo presidente executivo da Toyota Koji Sato, que anteriormente liderou a divisão de competição Gazoo Racing (GR), ter deixado entender que o construtor nipónico poderia acelerar o desenvolvimento de automóveis desportivos.

LEIA TAMBÉM
Saiba os preços. Lexus LBX passou por Portugal para regressar em 2024

"O nosso mestre piloto (Akio Toyoda) era também presidente executivo da companhia ao mesmo tempo que dirigia a Gazoo. Agora que é "apenas" presidente do conselho de administração poderá ter um pouco mais de tempo para desenvolver carros para a Gazoo Racing", afirmou Koji Sato.

Apesar da Lexus não utilizar a designação Gazoo Racing nos seus modelos, o entusiasmo de Akio Toyoda pelos automóveis desportivos poderá estender-se à marca premium. 

A Lexus apresentou a versão desportiva do SUV compacto LBX, que passou a ser o automóvel preferido da marca premium da Toyota do seu ex-CEO, Akio Toyoda. A nova versão utiliza o mesmo motor de 1,6 litros de 305 cv do GR Yaris. A marca não confirmou se este protótipo irá passar à produção, mas, segundo alguns rumores, isso pode mesmo vir a acontecer. 

Denominado Morizo RR Concept, apresentado no Salão Automóvel de Tóquio, a versão desportiva do SUV compacto da Lexus troca o motor híbrido de três cilindros de 1,5 litros com 136 cv por um bloco igualmente tricilíndrico, mas de 1,6 litros com 305 cv, estreado no Toyota GR Yaris.

Acoplado à mesma caixa automática de oito velocidades do GR Yaris, denominada Direct Shift, este propulsor de três cilindros distribui a potência máxima de 305 cv às 6500 rpm e um binário de 400 Nm entre as 3250 e 4600 rpm pelas quatro rodas, graças a um sistema de tração integral permanente controlado eletronicamente.

Morizo RR Concept pode antecipar versão desportiva do Lexus LBX com 305 cv

A suspensão do LBX foi revista, tendo a altura diminuído 10 mm e a largura aumentado 20 mm. A aerodinâmica também mereceu uma atenção especial dos engenheiros da marca, que foram buscar a inspiração à competição, conferindo a este modelo um visual mais agressivo.

Os apontamentos em amarelo no carro procuram ser uma evocação ao presidente da Toyota Akio Toyoda, cujo alter ego da competição "Morizo" é usado como uma assinatura colorida, a qual pode ser encontrada por cima da grelha, nas pinças dos travões e nos cintos de segurança.

Repetir o modelo do GR Yaris?

A Lexus ainda não confirmou se o Morizo RR Concept vai passar à produção, mas pode dar-se o caso, atendendo ao sucesso inesperado do GR Yaris, o qual ganhou um lugar permanente na gama da Toyota. Com base nesse histórico, a Lexus poderá também quer uma versão desportiva do LBX.

Akio Toyoda, que desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do Morizo RR, refere-se a este veículocomo o seu Lexus favorito, o que deixa subentendido que poderá chegar mesmo aos concessionários da marca.

O antigo CEO da Toyota e atual presidente do conselho de adminstração, Akio Toyoda, participou ativamente no desenvolvimento do Morizo RR Concept

A revelação surge meses depois do novo presidente executivo da Toyota Koji Sato, que anteriormente liderou a divisão de competição Gazoo Racing (GR), ter deixado entender que o construtor nipónico poderia acelerar o desenvolvimento de automóveis desportivos.

LEIA TAMBÉM
Saiba os preços. Lexus LBX passou por Portugal para regressar em 2024

"O nosso mestre piloto (Akio Toyoda) era também presidente executivo da companhia ao mesmo tempo que dirigia a Gazoo. Agora que é "apenas" presidente do conselho de administração poderá ter um pouco mais de tempo para desenvolver carros para a Gazoo Racing", afirmou Koji Sato.

Apesar da Lexus não utilizar a designação Gazoo Racing nos seus modelos, o entusiasmo de Akio Toyoda pelos automóveis desportivos poderá estender-se à marca premium.