Entretanto e sendo o último elemento de uma família 100% elétrica na qual, defende a Volkswagen Portugal, existe já o ID.3 para o patamar do 32 600€, o best-seller ID.4 para a faixa dos 39 100€, o ID.5 nos 42 300€, e o ID.7 nos 49 800€ (Limo) e 50 200€ (Tourer), tudo isto preços sem IVA, o importador aproveita, ainda, para posicionar esta carrinha como um adversário natural e directo do BMW i4 eDrive, modelo que é também uma das principais escolhas entre as propostas 100% elétricas, no nosso País. Mas que, quando comparado com a nova ID.7 Tourer, os responsáveis nacionais da marca de Wolfsburgo reconhecem ganhar no tamanho da bateria (77 kWh no ID.7, 87 kWh no BMW i4 eDrive 40) e na potência (286 vs. 340 cv), mas também garantem perder na autonomia (605 contra 582 km), no binário (545 vs. 430 Nm), na bagageira (605 vs. 470 l). Assim como e não menos importante, no preço - 61 828€ o ID.5 Tourer Pro Urban, contra 64 750€ o BMW i4 eDrive 40.
Quanto às restantes versões da carrinha alemã, estão, igualmente e desde já, disponíveis com preços de entrada de 66 736€ (Pro S Urban) e 71 843€ (GTX), valores que, ainda assim, não impedem a Volkswagen Portugal de fixar como objectivo vender, já este ano, 200 unidades desta nova carrinha elétrica alemã. E isto, apesar da reconhecida virar de cabeça dos consumidores, principalmente, para os PHEV, hoje em dia com autonomias elétricas a rondar os 120 km (suficientes, portanto, para o dia-a-dia), levando mesmo a que, no caso da Volkswagen e do seu SUV Tiguan PHEV, uma encomenda feita agora obrigue a uma espera até março de 2025!
Culpa, sublinha os responsáveis, da baixa produção…