Mobieco

Publicidade

A primeira. Volkswagen desvenda a carrinha ID.7 Tourer

Texto: Francisco Cruz
Data: 20 de Fevereiro, 2024

A Volkswagen acaba de dar a conhecer as primeiras imagens da primeira carrinha 100% elétrica da sua história e uma das primeiras para o segmento médio alto – a ID.7 Tourer. Proposta familiar que, a par da habitabilidade e capacidade de carga, anuncia, desde já, autonomias até 685 km, e que começará a ser comercializada, em Portugal, já no segundo semestre deste ano.

Descrita por Imelda Labbé, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen, responsável pelas Vendas, como um familiar “perfeito, especialmente para famílias e condutores que percorram longas autonomias”, a nova Volkswagen ID.7 Tourer assume-se como uma carrinha de linhas esguias, sem prejuízos em termos de habitabilidade ou capacidade de carga.

A demonstrá-lo, a promessa de espaço suficiente para cinco ocupantes no habitáculo, a par de uma capacidade na bagageira que, na configuração inicial, ou seja, com todos os bancos em utilização, chega aos 605 litros. Já com as costas dos bancos traseiros rebatidos, o valor dispara para os 1714 litros, suportados num plano de carga com quase dois metros de comprimento.

LEIA TAMBÉM
Já para 2024. Volkswagen divulga as primeiras imagens da ID.7 Tourer

Ainda no habitáculo, a Volkswagen promete a estreia de uma série de características tecnológicas inovadoras, a começar num head-up display de Realidade Aumentada (RA), proposto como parte do equipamento de série. E que, além das informações que disponibiliza, altera igualmente a arquitectura do cockpit, tornando os instrumentos clássicos mais compactos.

Valorizada, ainda segundo o fabricante, com um ambiente a bordo de verdadeira 1.ª Classe, a ID.7 Tourer deverá apresentar outras novidades, como a presença de saídas de ar accionadas automaticamente por pequenos motores, bancos ergoActive com uma nova função de massagem por pontos de pressão e ar condicionado automático. Mas também um tecto de abrir panorâmico com vidro inteligente, cuja camadas podem ser comutadas eletronicamente para se tornarem opacas ou transparentes.

Ao mesmo tempo, a aplicação Wellness In-Car foi igualmente renovada, permitindo agora ajustar várias funções no veículo (iluminação interior, som, ar condicionado, climatização e massagem dos bancos, ecrã do sistema de infoentretenimento, etc.), através de três programas pré-configurados – Fresh Up, Calm Down e Power Break. Através dos quais deverá ser possível melhorar o bem-estar a bordo, durante a viagem ou nas pausas.

Quanto às motorizações, a garantia, desde já, de disponibilização de dois tamanhos de bateria, com a Volkswagen a não revelar valores específicos, mas a garantir uma autonomia de até 685 quilómetros em ciclo WLTP. Sendo que, a acompanhar este valor, a promessa de uma capacidade de carga máxima de até 200 kW em estações de carregamento rápido (DC), opção onde também será possível recuperar de 10 a 80 por cento da capacidade da bateria, em menos de 30 minutos.

À venda a partir o segundo trimestre

Com produção prevista para a fábrica alemã de Emden, Alemanha, o mesmo local onde é fabricado o SUV ID.4, a nova carrinha ID.7 deverá iniciar comercialização, em Portugal, com o arranque das pré-vendas, já no segundo trimestre de 2024