Xiaomi vai lançar o seu primeiro automóvel (com vídeo)

Texto: Filipe Bragança
Data: 5 Abril, 2019

O mercado automóvel é o novo alvo da marca chinesa de tecnologia. Vem ai o carro da Xiaomi.

A Xiaomi é uma marca de tecnologia que se encontra em clara expansão. Depois do lançamento do seu primeiro smartphone em 2011, bastaram apenas três anos para que se tornasse na maior distribuidora deste tipo de telemóveis da China. Continuando a crescer, o ano passado esta marca já ocupava o quarto lugar a nível mundial. Desta forma podemos dizer que a Xiaomi é uma dos nomes de maior sucesso da última década, e agora ataca nas quatro rodas.

Numa primeira fase focada na produção de smartphones e outros produtos de informática, atualmente a Xiaomi investe também noutros sectores de mercado, através da “re-invenção” de produtos já existentes. Ao que tudo indica, o gigante chinês prepara-se para entrar no mercado automóvel através da sua sub-marca, a Redmi. Esta estratégia não é uma novidade, já que muitas das tecnologias presentes nesta indústria contam com influências e apoio do sector informático. Foi a pensar nesta premissa que a Xiaomi concretizou uma parceria com construtora chinesa FAW, conhecida pela sua colaboração com a Volkswagen neste país.

 

Para base do carro da Xiaomi temos o FAW Bestune T77, um SUV que foi apresentado no Salão de Beijing no ano passado. O T77, com os seus 4,525 mm de comprimento e 1,615 mm de altura, insere-se no segmento dos compactos. O seu motor 1.2 l de tracção dianteira oferece 143 cv, apoiados por uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática com sete e dupla embraiagem.É sobre esta plataforma que a Xiaomi vai montar o seu arsenal de tecnologia, para marcar a sua estreia neste mercado.

 

Um dos destaques deste carro da Xiaomi, muito à luz daquilo que é uma dos seus pontos fortes, é o seu preço. Ao que tudo indica, comprar um destes carros deverá custar à volta de 12.000 euros (aproximadamente 89,800 yuans), uma vez que este é o preço de entrada, das seis versões destes modelo, que a FAW já disponibiliza.

 

Veja também:

Hackers causam o caos a testar Tesla (com vídeo)
SUV mais caro do mundo parece um caça furtivo (com vídeo)
Renault R-Link 2 explicado em vídeo
Já testámos o Audi e-Tron . Disponível desde 84.000€

Fonte: Motor1