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Roadster elétrico com 924 cv. Wiesmann regressa com o Project Thunderball

Texto: Francisco Cruz
Data: 27 de Abril, 2022

Depois do anúncio, eis que a hoje em dia quase desconhecida Wiesmann acaba de apresentar, nas suas formas finais e de modo oficial, o modelo a que chamou Project Thunderball – um roadster cabrio de apenas dois lugares, que, com um sistema de propulsão exclusivamente elétrico, anuncia uma potência tão ou mais impressionante do que as linhas…

Adormecido durante longos anos, o pequeno fabricante alemão de desportivos Wiesmann está, assim, de regresso à actividade e, logo, com um roadster de linhas retro. Mas, também, com tecnologia inquestionavelmente moderna.

Aliás, este esforço faz-se notar, para começar, no sistema de propulsão, o qual e ao contrário do que acontecia nas anteriores propostas da Wiesmann, que evidenciavam uma preferência notória por motores de combustão de origem BMW, surge agora como puramente elétrico.

O Wiesmann Project Thunderball vai buscar muita da inspiração ao MF5 V10 Roadster de 2008

Não menos interessante, é o facto deste trem de força contar com dois motores elétricos, colocados nas rodas traseiras. Solução que não deixa de revelar uma certa irreverência, ao prescindir da mais frequente tracção integral, garantida através da colocação de um motor em cada eixo, preferindo, antes, a mais desportiva tracção traseira.

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A fornecer energia aos motores elétricos, uma bateria de 83 kWh com uma arquitectura de 800V, capaz de suportar potências de carregamento até 300 kW. Sendo que, com a bateria totalmente carregada, a Wiesmann garante que o Project Thunderball será capaz de cumprir até 500 quilómetros, graças também a um sistema de recuperação de energia na travagem com cinco níveis. E que o CEO da empresa, Roheen Berry, promete ajudar a fazer deste carro “o desportivo elétrico mais emocionante do mundo”.

De resto e a justificar esta pretensão, a promessa de uma potência máxima combinada de 924 cv (462 cv por motor), assim como de um binário máximo de 1.100 Nm. Valores que deverão permitir ao roadster alemão acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,9 segundos, ajudado não somente por um diferencial de deslizamento limitado, como também e principalmente, por um peso total que não ultrapassa os 1.775 kg.

Embora anunciando uma potência combinada de 924 cv, o roadster da Wiesmann mantém a configuração "tradicional" de tracção apenas traseira
Embora anunciando uma potência combinada de 924 cv, o roadster da Wiesmann mantém a configuração “tradicional” de tracção apenas traseira

Inspirado no exclusivo MF5 V10 Roadster

Passando ao aspecto estético, fortemente inspirado nos desportivos de outrora e, nomeadamente, com a sua grelha frontal em forma de ovo e as ópticas redondas duplas empilhadas, no Wiesmann MF5 V10 Roadster. Um desportivo dado a conhecer durante o Salão de Genebra de 2008, do qual foram produzidos apenas 43 unidades.

Já no habitáculo, um claro apelo à modernidade, através da oferta de praticamente todas as comodidades hoje em dia presentes na maior parte dos automóveis, incluindo, um generoso ecrã central sensível ao toque, além dos bancos com estrutura em fibra de carbono, a envolverem o corpo dos ocupantes.

Embora marcado por linhas retro, o Wiesmann Project Thunderball proporciona todas as modernidades que hoje em dia são valorizadas
Embora marcado por linhas retro, o Wiesmann Project Thunderball proporciona todas as modernidades que hoje em dia são valorizadas

Sem garantias

Embora apresentando aquele que é também uma espécie de atestado de regresso à vida do pequeno fabricante alemão, a Wiesmann não revela detalhes sobre quando é que este Project Thunderball estará à venda, quantas unidades serão fabricadas, e, muito menos, qual o preço que custará.

Garantido, apenas, é que o desportivo será produzido nas instalações do fabricante em Dülmen, Westfália, Alemanha, de forma artesanal e pelas mãos de uma equipa que, referem alguns media, mantém grande parte dos elementos que estiveram na fundação da marca, em 1988.