Volvo lança-se no mercado dos veículos blindados

Texto: Filipe Bragança
Data: 27 Junho, 2019

Com o lançamento da versão blindada do Volvo XC90, a marca sueca espera marcar posição no sector da segurança pessoal.

Não nenhuma  novidade que a Volvo tem um longo historial na concepção de diversos tipo de veículos especializados. Desde 1929, ano em que o primeiro carro da polícia da marca foi apresentado, que a Volvo não tem parado de conceber veículos modificados para satisfazer os mais diversos serviços. Agora com a apresentação da versão blindada do SUV XC90, a marca quer ter uma palavra a dizer num segmento de mercado em crescimento.

Stephan Green, director de marketing da ‘Volvo Cars Special Vehicles’ afirmou: “Temos orgulho em sermos capazes de oferecer estes veículos. Os nossos blindados são autmóveis que oferecem um elevado nível de segurança pessoal, para indivíduos que requerem uma protecção mais activa”. Green sublinhou ainda; “O XC90 Blindado (na sua versão de topo) com um ‘rating’ de protecção VR8* (VPAM BRV 2009/ERV 2010) é um automóvel que oferece um elevado nível de protecção, ao mesmo tempo que mantém as qualidades fundamentais do XC90. Potenciais clientes deste veículo são os serviços de segurança que procurem um transporte seguro para personalidades de elevado estatuto”.

A armadura deste carro é composta por uma camada de 10 milímetros de espessura, a passo que no vidro à prova-de-bala essa espessura pode ir até aos 50 milímetros. O conjunto totaliza um peso extra de quase 1,5 toneladas, o que significa que o peso total deste SUV dispara para os 4.490 kg (incluindo os cinco ocupantes). De forma a lidar com o aumento de peso, este Volvo foi equipado com um sistema de suspensão reforçado e ainda com um conjunto de travagem novo.

A versão blindado do Volvo XC90 já está disponível por encomenda, sendo que as primeiras entregas devem ser realizadas ainda antes do final do ano.

*

VPAM – Associação de instalações de testes para materiais e estruturas anti-ataque (Vereinigung der Prüfstellen für angriffshemmende Materialien und Konstruktionen)
BRV 2009 – Padrão para testar a resitência balística
ERV 2010 – Pasrão para testar a resistência a explosivos
VR8 – Rating que avalia a capacidade de resistência de um veículo na sua totalidade

Veja também:

Este é o carro blindado mais rápido do mundo
Podem chover balas: Range Rover Sentinel
Aston Martin DB11 blindado garante segurança e velocidade
Este Mercedes G63 blindado é um luxo sobre rodas