Podem chover balas: Range Rover Sentinel

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 Março, 2019

A marca inglesa não vai ao Salão de Genebra, mas mesmo assim escolheu esta altura para apresentar uma novidade. Trata-se do Range Rover Sentinel, o seu novo, e muito bem protegido, modelo blindado.

Cada vez existem mais pessoas abastadas no mundo. O que significa, entre outras coisas, que cada vez existem mais alvos para os criminosos. Sabendo disso, a Range Rover apresentou o seu novo modelo para transportar membros de governos e entidades estatais, altos dignatários e, provavelmente, até alguns “maus-da-fita” que têm uma mira apontada à sua cabeça. Para que todos estes possam andar pelas ruas sem ter o coração aos saltos, a pensar se essa será a última viagem da sua vida, nasceu o Range Rover Sentinel.

 

Para garantir altos níveis de proteção, este automóvel recebeu mais de uma tonelada em equipamentos e novos componentes. Aqui incluem-se desde logo as blindagens da carroçaria, os vidros à prova de bala, a proteção do teto contra explosões e o sistema de fuga em situações de emergência. Como seria de esperar, isso obrigou à revisão do chassis, suspensão e sistema de travagem, para lidarem com a pesada tarefa que os aguarda sem prejuízo das capacidades off-road.

Para que “os maus” tenham de suar e muito para apanhar este Range Rover Sentinel, a marca equipou-o com um novo motor. Agora é o V8 5.0 Supercharged com 380cv (mais 40cv que o anterior V6 deste sentinela), que alcança os 100 km/h em 10,4 segundos. Não é um tempo excelente, mas se pensarmos que ele tem uma tonelada extra de proteções, e que provavelmente terá de transportar, além do condutor e do protegido, mais dois ou três seguranças com mais de 100kg, não está nada mal.

 

Existem ainda algumas especificidades bem curiosas neste automóvel. Desde logo o sistema de pneus run-flat, que permite seguir 50km, e a velocidades até 80 km/h, caso a sua borracha seja furada por balas ou estilhaços. Depois, há ainda as luzes e o sistema para falar às multidões no exterior, pedindo que se afastam para criar um perímetro de segurança. E existe ainda um sistema para descer o vidro dianteiro em 150mm, algo que, afirma a marca, serve para o Range Rover Sentinel entregar documentos. No entanto parece-nos que esta abertura poderá ser outras funções, como responder à lei da bala a qualquer um que tente atacar este SUV blindado.

Partilhar