Mobieco

Publicidade

Disponibilizado via OTA. Volvo anuncia nova app para aumentar autonomia dos EV

Texto: Francisco Cruz
Data: 20 de Outubro, 2021

Apostada na Mobilidade Eléctrica, que pretende abraçar, em pleno, até 2040, a Volvo Cars acaba de anunciar a disponibilização, para breve, de uma nova aplicação (app), no sistema de infotainment de base Google, com a qual os condutores vão poder aumentar a autonomia dos seus Volvo elétricos.

Segundo a Volvo, a nova aplicação, ou app, tem o nome de ‘Range Assistant’ e será lançada, inicialmente, numa versão Beta, como parte da mais recente actualização de software para os sistemas de informação e entretenimento operados pelo Android Automotive OS da Google. Actualização essa, que, recorda a marca sueca, será disponibilizada sem necessidade de deslocação das viaturas ao concessionárias, mas Over-The-Air.

Também graças a esta atualização, os utilizadores dos modelos elétricos Volvo vão poder contar, segundo a marca sueca, com uma optimização da autonomia dos veículos, graças não somente às melhorias aplicadas nos sistemas de gestão inteligente da bateria, assim como no desempenho de regeneração, como também à introdução de um cronómetro mais inteligente para pré-condicionamento das baterias.

O layout da nova app Range Assistant no sistema de infoentretenimento
O layout da nova app Range Assistant no sistema de infoentretenimento

Referir, ainda, que esta nova app será integrada no sistema de infotainment, passando a indicar, “de forma clara e precisa”, segundo o fabricante, uma estimativa quanto à autonomia existente, além do consumo de energia em tempo real.

Segundo o comunicado divulgado pela Volvo Cars, a app ajudará, igualmente, os condutores a compreenderem os principais factores que afectam a economia.

LEIA TAMBÉM
Volvo Cars antecipa desenvolvimentos tecnológicos

Finalmente e embora, de início, numa versão Beta, a aplicação contará, ainda, com uma função optimizadora, capaz de ajustar automaticamente o funcionamento do sistema de climatização, com vista a aumentar o número de km percorridos. Recurso que, recorda a marca sueca, será especialmente útil em viagens mais longas, até para reduzir a necessidade de paragens, para carregamento.

A Volvo Cars anuncia, ainda, que vai continuar a desenvolver esta aplicação, nomeadamente, com a integração, no futuro, de funcionalidades adicionais a assistência à condução, com dicas simples e inteligentes, mas também ajustar o estilo de condução e a velocidade, de forma a atingir uma maior autonomia.

O Volvo XC40 Recharge é um dos modelos que irá receber a nova app Range Assistant
O Volvo XC40 Recharge é um dos modelos que irá receber a nova app Range Assistant

A terminar, referir, apenas, que esta nova app ‘Range Assistant’ estará disponível através da atualização mais recente de software over-the-air para o XC40 Recharge e será instalada de origem no Novo C40 Recharge.