Mobieco

Publicidade

Sem cabos. Vídeo mostra centenas de Tesla a fazerem atualização over-the-air

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Fevereiro, 2021

Alguma vez se questionou sobre como é feito a atualização do software de um automóvel, via wireless? Se ainda hoje mantém essa dúvida, então, o melhor mesmo é ver, não um, mas centenas de Tesla, a verem o seu sistema software atualizado, sem recurso a qualquer cabo ou ligação, mas apenas over-the-air, ou, numa tradução literal para português, através do ar!

Captado num centro logístico não-identificado de distribuição da marca norte-americana de veículos elétricos, o filme que aqui reproduzimos regista o momento em que dezenas, talvez mesmo centenas, de unidades Tesla recebem a atualização over-the-air dos seus softwares. Isto, antes de serem despachados para os concessionários, onde serão, por sua vez, entregues aos clientes.

Na sua grande maioria e segundo aquilo que nos é possível perceber, viaturas Model 3, os automóveis “respondem” à atualização com sinais das luzes. Dando, assim, origem a um bailado de luz a que raramente se assiste.

O momento, deveras curioso, confirma, no entanto, uma realidade cada vez mais vulgar, e não apenas em marcas automóveis nascida no seio da tecnologia. Sendo que, são cada vez mais os construtores que, nomeadamente no que ao software complementar, seguem por esse caminho.

LEIA TAMBÉM
“Apanhado” em Hong-Kong. Tesla prepara atualização do Model 3

Quanto à Tesla, a atualização over-the-air vai um pouco mais além, abrangendo desde o sistema de infoentretenimento, até ao software dos sistemas nucleares e relacionados com a condução, a segurança e baterias. Eliminando intervenções que em tempos eram obrigatórias, como era o caso da ida aos concessionários, mas também colocando outras questões, como é o caso da segurança do sistemas.

O interior do Model 3

De resto e embora tenham surgido notícias de que a atualização dos modelos Tesla seria feita através de um sinal dedicado, emitido via satélite Starlink, o Inside EVs avança que tudo é feito através de uma vulgar ligação LTE.

Contudo, diga-se o que se disser, a verdade é que, momentos como estes a que aqui assistimos, continuam a causar surpresa. Deixando-nos mesmo a pensar o que trará o futuro…