A Volkswagen deu a conhecer o restyling, a meio do ciclo de vida, do seu SUV maior, o Touareg, o qual, além de vários retoques estilísticos, passa a exibir importantes evoluções tecnológicas. A par de uma oferta de motores com base V6. Já disponível… na Alemanha.
Apresentado, naquela que é a sua terceira geração, em 2018, o Volkswagen Touareg ganha, agora e numa altura em que se encontra a meio do seu ciclo de vida, a sua mais recente atualização. Marcada, de forma mais visível, na estética exterior, mas também com importantes evoluções na tecnologia.

Assim e começando pela estética, o aspecto que mais alterações sofreu, a estreia de uma nova grelha dianteira, um novo pára-choques, além de e neste caso como opcional, um novo sistema de iluminação Matrix LED que a marca alemã designa de ‘IQ.Light HD LED’.
LEIA TAMBÉM
Chega em junho. Volkswagen Touareg celebra 20 anos com ‘Edition 20’
Sobre esta tecnologia, que cabe ao Touareg estrear, mas que e segundo também afirma a Volkswagen, estará igualmente disponível nos restantes SUV da marca, o fabricante de Wolfsburgo destaca o facto de integrar mais de 38.000 LED interativos, capazes de projectar um tapete de luz diretamente na estrada, o qual assegura não só uma maior precisão em termos de iluminação, como também um feixe central sem reflexo.
De resto, a Volkswagen também decidiu atualizar a traseira do seu SUV maior, nomeadamente, com a introdução de uma nova barra de luz a ligar os farolins, além de um emblema que passa a ser iluminado a vermelho.

Passando ao habitáculo, uma renovação quase total da componente tecnológica, desde logo, com a introdução de uma versão atualizada do Innovision Cockpit, o qual combina o painel de instrumentos digital com um sistema de infotainment Discover Pro Max, que passa a ser de série em toda a gama. E que apresenta melhorias, entre outros, no sistema de controle por voz.
A procurar elevar as sensações sentidas a bordo, novos revestimentos, novas entradas USB-C de 45W, além de sistemas como o Travel Assist, o Park Assist Plus com controlo remoto, o Trailer Assist e o Night Assist. Já para não falar no novo sensor de carga colocado no tejadilho e que ajuda o Controlo Electrónico de Estabilidade a, em conjunto com a suspensão standard, e ainda mais com a opcional suspensão pneumática (ambas, segundo a Volkswagen, igualmente atualizadas), atuar mais cedo, sempre que a estabilidade é colocada em causa.

Com V6 a gasolina, Diesel e PHEV
E já que falamos da condução, momento, igualmente, para falar das motorizações propostas neste Touareg renovado, e que se baseiam, todas elas, num V6 3,0 litros – no caso da gasolina, com 340 cv e 450 Nm, enquanto, a gasóleo, o primeiro com 231 cv e 500 Nm, e o segundo, com 286 cv e 600 Nm. Sendo que, ainda parte da oferta, dois V6 híbridos plug-in (PHEV) a gasolina.
De resto e a impulsionar a versão de topo ‘R eHybrid’ do Touareg, um V6 3.0 híbrido plug-in a anunciar uma potência combinada de 462 cv, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,1s. Ficando apenas por saber qual a autonomia elétrica que a bateria de 14,1 kWh garante, num modelo que ganha ainda vários pormenores estéticos diferenciadores, como é o caso das jantes em liga leve Braga de 10″, novas pinças de travão na cor azul, novos bancos em couro, tecto solar panorâmico, além de ar condicionado de quatro zonas.
Para quem desejar algo menos agressivo, mas ainda assim híbrido plug-in, uma segunda versão do mesmo motor, mas com “apenas” 392 cv.
A partir de 69.200€… na Alemanha
Quanto a preços, são conhecidos, para já, os valores para o mercado alemão, onde o Volkswagen Touareg renovado está já disponível a partir de 69.200€, preço pedido pela versão de entrada. Isto, enquanto o Elegance começa nos 75.080€, o R-Line nos 79.660€, e o R eHybrid nos 93.870€.
