Publicidade

T-Cross. Volkswagen renova o seu SUV mais acessível

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Julho, 2023

A Volkswagen anunciou a renovação do T-Cross, o seu SUV-B mais acessível, que conta com atualizações em termos de imagem exterior, nos equipamentos e materiais no interior. Primeiras unidades chegam no primeiro trimestre de 2024.

O SUV mais compacto e acessível da Volkswagen recebeu a sua primeira atualização desde o lançamento em 2019, que abrangeu o estilo exterior, o equipamento disponível e a qualidade do interior.

Concorrente direto do Ford Puma ou do Peugeot 2008, o Volkswagen T-Cross recebeu novos grupos óticos dianteiros com luzes LED, enquanto a assinatura visual também foi revista, sendo em LED em toda a largura, substituindo a faixa cromada. 

O pára-choques apresenta também apresenta uma imagem mais moderna. A carroçaria conta com três novas cores: Grape Yellow, Clear Blue Metallic, and Kings Red Metallic. 

Volkswagen T-Cross MY 2024

Atrás destaque para os gráficos dos farolins traseiros em forma de X e a barra de luz em LED no meio da tampa da bagageira.

Melhores materiais

O desenho do habitáculo permaneceu inalterado, mas os materiais utilizados melhoraram, tendo sido modificados alguns elementos para melhorar a perceção de qualidade, com o recurso a plásticos e revestimentos almofadados. 

O painel de instrumentos digital de 10” passa a integrar a dotação de série do T-Cross, assim como o sistema multimedia com ecrã tátil de 8 ou 9,2”. Os assistentes de condução foram revistos, passando a estar disponível, em opção, o Travel Assist ou o sistema de iluminação adaptativa em associação com os faróis LED Matrix.

O espaço interior não sofreu alterações. Graças a uma longa distância entre-eixos de 2,56 metros, o T-Cross é um dos modelos mais amplos do segmento, especialmente em termos de espaço entre bancos e altura. 

A versatilidade é outro dos argumentos deste SUV compacto, o que se deve sobretudo à fila traseira de três lugares colocada num carril, que permite deslocar o assento até 14 centímetros, de forma a aumentar a capacidade da mala de 385 litros para 445 litros. 

Mesmas motorizações

No capítulo mecânico, o Volkswagen T-Cross mantem as mesmas opções e continua a não existir qualquer proposta eletrificada. Assim, a oferta inclui o motor 1.0 TSI de três cilindros com 95 cv ou 115 cv ou o 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 cv.

A transmissão da potência é feita às rodas dianteiras através de uma caixa manual de cinco ou seis velocidades, ou de dupla embraiagem de sete, estando esta última disponível na versão mais potente.

Encomendas ainda este ano

O renovado Volkswagen T-Cross pode começar a ser encomendado no último trimestre de 2023, mas as primeiras entregas só estão previstas para o primeiro trimestre de 2024.