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Volkswagen T-Cross já foi revelado

Texto: Nuno Fatela
Data: 26 de Outubro, 2018

Mais adaptado para a cidade que o T-Roc, não é por isso que o novo Volkswagen T-Cross deixa de estar também preparado para umas aventuras fora de estrada

A ofensiva SUV da Volkswagen continua a crescer e, enquanto não chegam modelos elétricos como a versão de produção do ID Crozz, vamos podendo assistir à revelação de novas propostas a gasolina como o T-Cross. Este será o novo modelo de acesso a este segmento na marca germânica, sendo uma proposta “ainda mais curta e, por isso, mais adaptada à cidade que o T-Roc“. Além deste novo Volkswagen T-Cross e do modelo fabricado na AutoEuropa, a gama de SUV da Volkswagen contempla ainda os Tiguan e Touareg.

Tal como outros modelos do Grupo VW, entre os quais o novo Audi Q3, existe a opção por uma fila traseira de lugares colocada num carril. Isto permite variar a habitabilidade e a área da bagageira, com esta última a passar dos 445l para 385l quando se movem estes bancos 14cm mais para trás. A capacidade máxima, quando se reduz a ocupação a apenas dois passageiros pelo rebatimento dos lugares traseiros, fica situada nos 1281l. Todas estas medidas são superiores às que se encontram no Polo .

A base para esta nova aposta é a plataforma modular MQB-AO, a mesma do referido VW Polo. Por isso não admira que existam semelhanças entre estas duas viaturas, com o utilitário a medir 4,05m de comprimento contra os 4,11m do SUV compacto. E ambos partilham a mesma distância entre eixos de 2,56m, embora a altura do Volkswagen T-Cross (e os seus 10cm adicionais de distância ao solo) façam a diferença. O que permite avançar com maior confiança em pisos não asfaltados. Mas estas medidas colocam o novo modelo da Volkswagen numa das faixas com maior competitividade do mercado, onde vai encontrar adversários com dimensões semelhantes como o Renault Captur, o Peugeot 2008, o Citroën C3 Aircross, o Seat Arona, o Hyundai Kauai e o Kia Stonic.

Com uma estética que o integra claramente na família de SUVS do fabricante de Volfsburgo, os equipamentos tecnológicos são outra das opções escolhidas pela marca para atrair clientes para o novo Volkswagen T-Cross. Assim, além de se poder trocar os faróis de halogéneo por outros LED, e da possível inclusão de um painel de instrumentos digital para “combinar” com o ecrã central de 8”, existem vários apoios de segurança e para conforto na oferta. Entre eles, destaque para soluções como a carga wireless, sistemas de manutenção em faixa e para evitar ou mitigar consequências de acidentes, o cruise control adaptativo e ainda o apoio ao estacionamento.

A gama internacional de motores contempla três gasolina e um diesel, num conjunto de propulsores turboalimentados e com filtros de partículas, respeitando assim as normas Euro 6d-Temp vigentes. Para quem continua a preferir os Diesel temos o 1.6 TDI de 95cv, enquanto nos motores a gasolina temos blocos de um litro de capacidade com 95cv e 116cv, estando no topo da gama um 1.5 TSI com 150cv. De referir que informações obtidas em sites estrangeiros anunciam que para os dois motores mais potentes existe a possibilidade de equipar caixas de velocidades automáticas, e ainda que não temos de momento informação sobre quais os propulsores que vão estar disponíveis em solo nacional.

 

O novo Volkswagen T-Cross deve entrar em comercialização ainda durante este ano, mas as primeiras entregas devem apenas ser feitas durante o segundo trimestre de 2019. Futuramente, iremos trazer-lhe mais informações sobre a gama nacional e os preços a praticar para o mercado português.