Ford Puma ST-Line Vignale 1.0 EcoBoost MHEV 155 cv. Nova transmissão melhora dinâmica

Texto: Carlos Moura
Data: 25 de Maio, 2022

O Ford Puma EcoBoost Hybrid de 155 cv passou a contar com uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades, que se destina não só a melhorar a dinâmica, mas também a eficiência. Se no primeiro caso é assim, no segundo nem tanto. Quanto ao resto, não será por acaso que o Puma se tornou no modelo mais vendido da Ford na Europa.

Para responder ao aumento da procura de SUV compactos e desportivos na Europa, a Ford lançou o Puma no início de 2020, modelo que foi desenvolvido a partir da plataforma do Fiesta. Este crossover de linhas desportivas e visual aventureiro conquistou, desde logo, uma elevada popularidade e tornou-se mesmo no modelo mais vendido da Ford na Europa.

O sucesso deste SUV de dimensões compactas, com um comprimento exterior a não ir além de 4,2 metros, pode explicar-se pela imagem desportiva, a generosa habitabilidade, o equipamento completo, os avançados conteúdos tecnológicos, incluindo sistemas de assistência à condução.

A oferta do Puma foi reforçada com a introdução de uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades para os motores EcoBoost Hybrid, contribuindo, segundo a marca, para a redução das emissões de dióxido de carbono e do consumo em conjunto com a tecnologia micro-híbrida de 48V da Ford.

Esta nova transmissão pode ser disponibilizada em associação com o nível de equipamento mais luxuoso do Puma – ST-Line Vignale – que se distingue esteticamente pela grelha exclusiva Vignale com friso cromado, faróis Full-LED, embaladeiras nas portas dianteiras, pára-choques desportivos na cor da carroçaria, o spoiler de grandes dimensões, os travões de discos com pinças (à frente e atrás) ou o tubo de escape com acabamento cromado.

As jantes de liga leve de 19 polegadas são opcionais, assim como a pintura “Desert Island Blue”, o tecto de abrir “Open Air”, a abertura elétrica da bagageira (inclui sistema de chave inteligente, botão Ford Power e retrovisores recolhíveis) ou Pack Winter, com pára-brisas “Quickclear, bancos dianteiros e volante aquecidos.

INTERIOR

O interior do Puma apresenta um painel de bordo similar aos conhecidos tanto no Fiesta como no Focus, mas com painel de instrumentos digital de 12,3, configurável a partir dos comandos do volante multifunções.

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À semelhança de outros modelos da Ford, os materiais são de toque suave em toda a parte superior do painel de bordo, podendo ainda ser encontrados revestimentos a imitar carbono, mas também alguns plásticos mais rijos. Genericamente, a qualidade de construção e da montagem dos componentes e revestimentos é convincente.

Todos os comandos do painel de bordo estão facilmente acessíveis, o que também se deve aos botões físicos e intuitivos do sistema de ar condicionado, localizados na parte do intermédia da consola central.

A distância entre-eixos de 2,59 metros permite disponibilizar um generoso espaço, quer à frente, quer atrás, onde é possível sentar três pessoas magras, mas com apenas dois ocupantes na segunda fila o conforto será maior.

Os bancos desportivos, com estofos em couro sintético Windsor, são confortáveis e até têm uma função de massagem para condutor e passageiro (opção), assim como apoio lombar ajustável. O assento do condutor possui ajuste em quatro posições, mas é manual, enquanto o volante é regulável em altura e inclinação.

Os bancos traseiros rebatem numa configuração 60:40, permitindo aumentar o já generoso comprimento da bagageira para 112 centímetros. Com todos os assentos em posição, o volume de bagagem é de 401 litros.

MECÂNICA

No capítulo mecânico, o Puma está disponível com o motor a gasolina EcoBoost de três cilindros e 999 cc, associado à tecnologia EcoBoost Hybrid, que desenvolve uma potência máxima de 155 cv e um binário máximo de 285 Nm. A tração é assegurada pelas rodas dianteiras.

A tecnologia EcoBoost Hybrid utiliza um motor de arranque / gerador de 11,5 kW em substituição do alternador convencional, para possibilitar a recuperação e o armazenamento da energia que normalmente é dissipada durante as fases de desaceleração e travagem, além de também carregar a pequena bateria de iões de lítio de 48V.

O sistema de arranque / gerador funciona igualmente como motor, apoiando o propulsor térmico com binário adicional até 20 Nm, capaz de melhorar não só a eficiência energética, mas também as prestações dinâmicas.

O Puma 1.0 EcoBoost Hybrid com transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos.

Para otimizar a condução em várias situações, a Ford desenvolveu ainda uma tecnologia que permite ajustar a resposta do acelerador, do controlo de tração ou do controlo eletrónico de estabilidade.

Assim, o Puma oferece os modos de condução “Normal”, “Eco”, “Sport”, “Escorregadio” e “Trail”, possibilitando adaptar a utilização em função das condições da estrada, do clima ou do tipo de terreno. Estes modos podem ser selecionados através de botões localizados no túnel da transmissão.

TECNOLOGIA

A Ford tem vindo a ser pioneira na disponibilização de avançados conteúdos tecnológicos nos seus modelos e o Puma não é exceção. A dotação de série o sistema de infoentretenimento SYNC3, com navegação premium, sistema de som B&O com dez colunas, ligação Bluetooth, rádio DAB e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. A parte inferior da consola central também dispõe de uma base para carregamento por indução de um telemóvel.

O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é totalmente configurável, possibilitando a personalização e a ordenação por prioridade a apresentação da informação.

O modem FordPass Connect integrado também é de série e possibilita a ligação a um smartphone para manter o condutor conectado em todas as viagens, permitindo inclusivamente alertar para perigos de condução locais, como obras na estrada, objetos ou até um veículo avariado.

Para apoiar a condução estão disponíveis vários sistemas de assistência, que recorrem a 12 sensores ultrassónicos, três radares e duas câmaras posicionadas em volta do veículo para reforçar a proteção, a condução e o estacionamento.

Se o controlo automático de velocidade com limitador e reconhecimento de sinais de trânsito ou a assistência à pré-colisão e travagem pós-impacto são de série, já um conjunto de outros são opcionais, estando integrados no Pack Tech, o qual custa 1321 euros. É o caso do regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro (ACC) com função Stop & Go graças à transmissão automática, o sistema de pré-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, o sistema de deteção de ângulo morto, e auxiliar de manutenção no centro da faixa de rodagem.

AO VOLANTE

A posição de condução é elevada e os bancos proporcionam um bom apoio mesmo nas estradas mais sinuosas. Os pedais são em alumínio, enquanto o punho do seletor da transmissão e o volante possuem revestimento em pele.

A visibilidade traseira está longe de ser brilhante devido à linha baixa do vidro traseiro e aos amplos pilares traseiros. Por outro lado, os sensores traseiros e dianteiros são de série no ST-Line Vignale, assim como a câmara traseira.

Em termos dinâmicos, a combinação entre o competente motor turbo a gasolina de 999 cc com tecnologia microhíbrida e a caixa de dupla embraiagem de sete velocidades proporciona uma excelente resposta, especialmente ao nível das acelerações.

A relação peso-potência confere uma agilidade notável a este SUV, sobretudo em percursos com curvas e contra-curvas. A direção contribui positivamente para a agradabilidade de condução, já que se revelou precisa e rápida.

O chassis bem equilibrado e um baixo centro de gravidade ajudam a controlar as transferências de massas, enquanto a suspensão de acerto firme ajuda a manter o Puma “agarrado” à estrada.

Menos positivo revelou-se o consumo de combustível com o computador de bordo a indicar uma média combinada de 7,8 l/100 km durante o ensaio, valor acima dos 6,3 l/100 km anunciados pelo fabricante.

VEREDICTO

A combinação da nova transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades com a motorização 1.0 EcoBoost de 155 cv, um chassis bem equilibrado e uma direção precisa garante um comportamento bastante ágil e eficaz particularmente nos percursos mais sinuosos. As qualidades dinâmicas do modelo mais vendido da Ford na Europa ficaram ainda melhores; superiores, na gama Puma, só mesmo a versão ST com 200 cv.

Por outro lado, os baixos consumos prometidos pela tecnologia micro-híbrida são algo otimistas, enquanto os muitos equipamentos opcionais elevam o preço da unidade ensaiada para quase 37 mil euros.

 

Gostámos Gostámos

Equipamento

A versão mais luxuosa do Puma, ST-Line Vignale, conta com um nível de equipamento bastante completo, que inclui bancos desportivos em pele, sistema de navegação premium e som B&O para garantir um confortável ambiente a bordo.

Habitabilidade

A ampla distância entre-eixos de 2,59 metros permite disponibilizar um espaço bastante generoso para as pernas e ombros dos ocupantes, quer dos bancos dianteiros, quer dos traseiros.

Tecto panorâmico

O Puma pode receber, em opção, um tecto de abrir panorâmico, que dá um toque de exclusividade a este SUV e permitindo que a luz entre no habitáculo, quando as condições atmosféricas o permitem.

Não Gostámos Não Gostámos

Travão mecânico

Apesar de contar com vários sistemas elétricos, alguns opcionais como o Keyless Start com botão de ignição, o Puma ainda conta com um travão de estacionamento mecânico, o que se deve a uma plataforma que ainda não contemplava essa possibilidade

Sistema micro-híbrido

O sistema micro-híbrido inteligente foi concebido para recuperar a energia da travagem, aproveitando-a na fase de aceleração, para poupar combustível. Em condições reais, os ganhos não são propriamente palpáveis pelo utilizador,  apesar do indicador específico no painel.

Consumo

A versão mais potente do motor 1.0 EcoBoost no Puma está longe de ser especialmente económica, com o computador de bordo a indicar uma média combinada de 7,6 l/100 km durante o ensaio e em condições de utilização reais.

Ford Puma ST-Line Vignale 1.0 EcoBoost MHEV 155 cv

Preço 36.840 € (com opcionais)
Motor Gasolina, 999 cc
Potência 155 cv às 6000 rpm
Binário 285 Nm às 1750 rpm
Transmissão DSG, 7 vel.
Peso 1334 kg
Comp./Larg./Alt. 4,21/1,80/1,55 m
Dist. entre eixos 2,59 m
Mala 401 – 1161 l
Desempenho 10,3 0-100 km/h; 185 km/h Vel. Máx.
Consumo 6,3 (7,6*) l/100 km
Emissões CO2 142 g/Km

* Medições Turbo

Equipamento
Série: Embaladeiras nas portas dianteiras, faróis de nevoeiro com luzes de canto, faróis máximos automáticos, limpa pára-brisas com sensor de chuva, retrovisores exteriores elétricos, aquecidos e recolhíveis, spoiler, travões de disco com pinças, tubo de escape com acabamento cromado, ar condicionado automático, bancos desportivos, Auto-Start-Stop, Ford Pass Connect, computador de bordo, banco do condutor e passageiro com função de massagem, carregador sem fios, modos de condução selecionáveis, navegação premium com B&O+10 colunas+2USB+DAB, painel de instrumentos digital de 12,3”,  sistema auxiliar de estacionamento traseiro, controlo automático de velocidade com limitador de velocidade, controlo eletrónico de estabilidade e assistência à travagem de emergência, assistente de arranque em subidas, Ford MyKey, viso de saída de estrada com manutenção em faixa, limitador de velocidade inteligente+reconhecimento sinais trânsito, suspensão desportiva