Publicidade

Volkswagen. Conheça a nova estrutura da gama T-Cross em Portugal

Texto: Carlos Moura
Data: 8 de Março, 2024

A Volkswagen apresentou em Portugal o novo T-Cross, que apresenta uma gama reestruturada para continuar a defender a sua posição como um dos modelos mais vendidos da marca em Portugal. As vendas já arrancaram e os preços também são conhecidos, incluindo campanha especial de lançamento.   

Terceiro modelo mais vendido da Volkswagen em Portugal, com 6800 unidades matriculadas em 2023, o SUV-B T-Cross foi renovado no exterior e no interior, internamente, já se encontrando disponível na rede de concessionários da marca.

Aproveitando a atualização do T-Cross para 2024, a Volkswagen decidiu que também era altura de  reformular a própria estrutura da gama, que passa a ser proposta em quatro níveis de equipamento: T-Cross (versão de acesso), Urban (que deverá ser responsável pela maioria das vendas), Style e R-Line.

 A versão de acesso T-Roc está associada à motorização 1.0 TSI de 95 cv, com caixa de velocidades manual de cinco relações. A variante mais vendida, Urban, pode ser encomendada com motorização 1.0 TSI de 95 cv ou 115 cv, esta última com transmissão manual ou de dupla embraiagem de seis velocidades. 

Por sua vez, as versões Style e R-Line vêm equipadas com o motor 1.0 TSI de 115 cv com transmissão de seis velocidades. 

Mudanças no exterior e interior

Exteriormente, o novo T-Cross distingue-se pelo pára-choques dianteiro redesenhado, que pode incluir uma faixa iluminada, as luzes de circulação diurnas localizadas mais acima. Na traseira, o para-choques também apresenta um design revisto, enquanto a faixa de iluminação possui faróis LED Matrix.

Mais profundas são alterações no habitáculo, destacando-se o painel de bordo com revestimento em “slush”, assentos em materiais sustentáveis, fila de bancos adaptativa, digital cockpit.

Todas as versões do T-Cross contam com um equipamento mais completo. O nível de acesso T-Cross inclui faróis LED (em vez de halogéneo), farolins traseiros LED, reconhecimento de sinais de trânsito, painel de instrumentos Digital Cockpit com 20,3 cm (8,0’’) de diagonal, um ecrã do sistema de informação e comunicaço agora em configuração flutuante (também com 20,3 cm na diagonal), entradas USB-C e sensores de estacionamento traseiros.

Nível Urban é aposta

Passando ao nível seguinte, Urban, este último acrescenta as jantes de liga leve Bangalore de 17 polegadas, projetores de logótipo nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto. A dotação de série compreende ainda espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, sistema ‘Keyless access’, câmara traseira de ajuda ao estacionamento e vidros traseiros escurecidos. 

As versões de topo Style e R-Line acrescem os faróis IQ Light LED Matrix com funções de luz de curva. As novas funções de iluminação também incluem animações de boas-vindas e de despedida. 

Além disso, ambos os modelos de topo incluem de série novas jantes de liga leve de 17 polegadas com design específico (“Manila” para o Style, “Valencia” para o R-Line), bem como grupos de luzes traseiras LED com funções dinâmicas para os indicadores de mudança de direção e luzes de travão.

O T-Cross passa a contar com novos sistemas de assistência à condução, destacando-se o Travel Assist, que compreende regulador da velocidade de cruzeiro e manutenção da distância para o veículo da frente, que passa a ser de série a partir do nível Urban.

Campanha de lançamento 

Em termos de preços, a versão de acesso do T-Cross está disponível a partir de 23 490 euros, mas com a campanha especial de lançamento é possível adquirir este SUV-B da Volkswagen por 21 900 euros.

LEIA TAMBÉM
Versões e preços. Renovado Volkswagen T-Cross já pode ser encomendado

As versões Urban são propostas, em função da motorização e transmissão, por valores entre 25 962 euros e 30 184 euros. O importador sublinha que comparativamente o novo Urban 1.0 TSI de 95 cv custa pouco mais de 600 euros do que o anterior Life, com a mesma motorização.

As versões de topo, Style e R-Line, têm um preço recomendado de 32 838 euros e 33 918 euros, respetivamente.