Publicidade

Volkswagen. Novo Golf GTI já tem preços em Portugal

Texto: Carlos Moura
Data: 15 de Outubro, 2020

A versão GTI da oitava geração do Volkswagen Golf já tem preços em Portugal. Além do motor 2.0 TSI de 245 cv, este é o primeiro Golf GTI da era digital, estando sempre conectado e com serviços remotos.

A mais recente geração do desportivo compacto de maior sucesso do mundo, o Volkswagen Golf GTI, já está disponível na rede de concessionários da marca em Portugal. Tal como a versão base que lhe deu o origem – o Golf 8 – a versão GTI entra na era digital.

Exteriormente, o Golf GTI distingue-se pela faixa vermelha e a grelha do radiador com estrutura de favo de mel e entradas de ar em preto.

O aspeto desportivo é reforçado pelos faróis LED estreitos, os pára-choques dinâmicos e as embaladeiras laterais alargadas. Para rematar destaque para o spoiler do tejadilho na secção traseira, os tubos de escape cromados e os farolins traseiros em LED. As jantes de liga leve reforçam o caráter desportivo do novo Golf GTI.

A dotação de série do desportivo compacto da Volkswagen inclui o IQ.Light, com os potente faróis LED Matrix “Dynamic Light Assist”, com controlo dinâmico da luz dos máximos.

Motor de 245 cv

No capítulo mecânico, o Golf GTI recebe o motor a gasolina de 2,0 litros com injeção direta que debita uma potência de 245 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

Para apoiar a condução, o Golf GTI dispõe de um bloqueio do diferencial dianteiro que estabiliza o veículo em caso de perda de tração, ajudando a manter o controlo.

A transmissão é assegurada por uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, que possui um novo seletor de pequenas dimensões para permitir alternar facilmente entre mudanças e reduzir o consumo de combustível.

Segundo a marca, basta premir o seletor de velocidades para selecionar a relação de caixa pretendida, que depois é ativada eletronicamente através da transmissão “Shift-by-Wire”.

Em combinação com o sistema de condução semi-autónoma “Travel Assist”, que é de série, esta função é um precioso auxiliar no arranque e na travagem.

Sempre conectado

O interior do Golf GTI oferece, de série, o Cockpit Digital Pro, que pode ser atualizado para o Innovision Cockpit em combinação com o sistema de navegação opcional “Discover Pro”. Neste caso, ambos os ecrãs, com 10 polegadas e 10,5 polegadas, podem ser interligados.

No conjunto de ecrãs resultante tem disponíveis, além dos elementos clássicos, como o conta-rotações, o velocímetro e o conta-quilómetros, também outras informações úteis de forma mais clara e detalhada.

O ecrã inicial pode ser personalizado com as funcionalidades preferidas do utilizador, tal como num smartphone.

Os clássicos manípulos de função no habitáculo deram lugar, no Golf GTI, a superfícies sensíveis ao toque. Por exemplo, pode-se regular o Climatronic de forma mais fácil e intuitiva, através dos botões e sliders.

Em combinação com a navegação inteligente no menu, tem-se acesso a muitas funções. Um feedback tátil, através de uma vibração suave, confirma cada entrada.

Serviços digitais

O Golf GTI também está sempre conectado e permite o acesso a vários serviços We Connect, após a ativação e primeiro início de sessão com o Volkswagen ID do proprietário.

O serviço We Connect disponibiliza o acesso a informações importantes relativas ao automóvel, oferecendo comodidades adicionais, como a chamada do serviço de mobilidade, o alarme antirroubo online ou a marcação de um serviço de manutenção.

LEIA TAMBÉM
Com 300 cv e chassis melhorado. Volkswagen apresenta Golf GTI Clubsport

Além disso, pode também utilizar-se um smartphone como chave digital e abrir e pôr a trabalhar o Golf sem necessitar das chaves.

Os serviços digitais da Volkswagen levam a conectividade do novo Golf a um nível ainda mais elevado. O We Connect Plus, opcional, disponibiliza diversas tecnologias inteligentes.

Desde a navegação inteligente com notícias atuais, streaming de conteúdos multimédia e rádio pela internet, até à utilização do smartphone como controlo remoto para uma vasta gama de funções do automóvel.

A versão GTI da oitava geração do Volkswagen Golf já está a ser comercializada pela rede de concessionários da marca, com preços a partir de 45.313 euros.