Publicidade

Turbo Comerciais 47 já se encontra disponível

Texto: Carlos Moura
Data: 13 de Maio, 2022

A Turbo Comerciais 47, com mês de capa de abril / maio, já se encontra à venda e também já disponível para consulta online. Na capa trazemos a estratégia de eletrificação da Daimler Trucks, o primeiro camião elétrico da MAN entregue à TJA, a Volkswagen ID. Buzz Cargo, a Ford Ranger Raptor e os novos autocarros Iveco Crossway que irão estar ao serviço na Área Metropolitana de Lisboa.  

A mais recente edição da Turbo Comerciais, com mês de capa de abril / maio de 2022, já se encontra à venda nas bancas e também pode ser consultada online.

Motivos de interesse não faltam na Turbo Comerciais #47. O processo de eletrificação dos veículos comerciais ligeiros e pesados, quer de mercadorias, quer de passageiros, continua a acelerar e as novidades não param, sendo esta edição um espelho deste paradigma.

Entre as novidades destaque para a apresentação do novo Volkswagen ID. Buzz Cargo, o novo “Pão de Forma” elétrico da marca alemã que oferece o mesmo volume de carga da Transporter 6.1, a nova gama elétrica da marca chinesa Maxus que será exclusivamente elétrica ou o furgão elétrico da também chinesa DFSK.

A eletrificação também foi o tema de uma conferência organizada pela Sociedade Comercial C. Santos dedicada ao presente e futuro do transporte rodoviário de mercadorias. Entre as conclusões há que destacar o facto deste processo ser inevitável, mas ainda é uma realidade distante no transporte internacional porque as autonomias são limitadas para este tipo de operação. 

Novas soluções

Conscientes desta realidade, os fabricantes estão a desenvolver soluções que procuram ultrapassar esses constrangimentos. A Daimler Trucks, por exemplo, optou por uma abordagem dupla na sua estratégia dupla: baterias de tração para aplicações até 500 quilómetros e pilha de combustível para outras aplicações mais exigentes.

LEIA TAMBÉM
1 a 3 de julho. Pombal volta a receber Salão Nacional do Transporte

A Ford também está a preparar a sua estrutura para esta nova realidade e apresentou em Barcelona um ecossistema completo que combina software, carregamento, serviços e financiamento para veículos comerciais.

Apesar da ofensiva elétrica que prevê o lançamento de cinco modelos novos até 2024, a marca ainda continua a disponibilizar motores de combustão na sua gama, incluindo o novo V6 de 3,0 litros de 288 cv que será proposto na geração da pick-up Ranger Raptor.  

Novidades ensaiadas

No capítulo dos ensaios ainda existem algumas propostas com motores diesel como o novo Mercedes-Benz Citan ou o Renault Trafic Furgão, Algumas outras também já foram eletrificadas como o Opel Vivaro-e Cargo, o Volkswagen Multivan eHybrid ou o Citroën ë-Berlingo, sendo de referir que as versões de passageiros deste último modelo passam a ser comercializadas apenas com motorização elétrica.

Na área dos autocarros referência para a Iveco que forneceu 280 autocarros urbanos Crossway à Arriva / Transportes Sul do Tejo que se destinam à operação na zona sudoeste da Área Metropolitana de Lisboa, a partir de 1 de julho.

Tudo isto e muito mais para ler na Turbo Comerciais #47 – abril / maio de 2022. Boas leituras.