Publicidade

Vendas da Daimler Truck aumentaram 20% em 2021

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Março, 2022

Os resultados da Daimler Truck relativos a 2021 apontam para um aumento das vendas de 20%, do volume de vendas de 10% e das encomendas de 39%. As previsões para 2022 indicam que a tendência de crescimento se vai manter, não obstante os constragimentos devido à crise dos semicondutores e das cadeias de abastecimento.

As vendas de camiões e autocarros das marcas da Daimler Truck ascenderam a 455.400 unidades em 2021, um crescimento de 20% face ao ano anterior. O construtor alemão beneficiou da recuperação nos seus mercados mais importantes, especialmente no primeiro semestre. 

Apesar da procura ter permanecido elevada na segunda metade do ano, os constrangimentos na cadeia de fornecimento levaram a atrasos na produção e limitaram o aumento do volume, especialmente nas gamas pesadas nos Estados Unidos e Europa.

Daimler Truck, agora cotada na Bolsa de Frankfurt, apresentou os resultados relativos a 2021

O crescimento das vendas a nível mundial teve como reflexo um aumento do volume de negócios para 39,8 mil milhões de euros em 2021, mais dez por cento do que ano anterior. 

O crescimento da procura em todos os segmentos traduziu-se em encomendas de 590 mil unidades, um crescimento de 39% face às 430.500 unidades de 2020. O construtor alemão sublinhou que ainda mais importante foi o desenvolvimento favorável das receitas e das margens, assim como uma melhoria nos preços líquidos e nas medidas de redução de custos.

Perspetivas favoráveis

Relativamente ao ano em curso, a Daimler Truck considera que, por agora, as condições económicas irão continuar a normalizar nos mercados mais importantes e que nem a pandemia de COVID-19 ou a guerra na Ucrânia terão um impacto negativo no desenvolvimento do mercado.

LEIA TAMBÉM
Daimler Truck. Crescimento como empresa independente

Apesar da forte procura, os constrangimentos na indústria de semicondutores e na cadeia de abastecimento continuarão a ter impacto nas vendas, sobretudo no primeiro semestre. As estimativas da Daimler Truck apontam para vendas entre 255 mil e 295 mil unidades na América do Norte e de 240 mil a 280 mil unidades na Europa.

A nível industrial, as expectativas apontam para um aumento significativo da produção, entre 500 mil e 520 mil unidades em 2022. O volume de negócios deverá situar-se entre 45,5 e 47,5 mil milhões de euros.