Publicidade

Daimler Truck. Crescimento como empresa independente

Texto: Carlos Moura
Data: 18 de Janeiro, 2022

Empresa independente desde a separação da Daimler AG e admitida na Bolsa de Frankfurt no passado mês de dezembro, a Daimler Truck registou um crescimento de 20% nas vendas de camiões e autocarros em 2021, que ascenderam a 455 mil unidades.

As ações da Daimler Truck passaram a ser cotadas na Bolsa de Frankfurt, na sequência da decisão da Daimler AG separar as unidades de negócio de ligeiros (automóveis e comerciais ligeiros) e pesados (camiões e autocarros). Nesse sentido, a Daimler Truck passou a ser uma entidade independente, tendo sido admitida no mercado de capitais no dia 10 de dezembro de 2021.

A empresa considera que este é um dos marcos mais importantes na sua história e significa que os investidores terão oportunidade de aplicar o seu capital nas ações de um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais pesados.

A Daimler Truck diz estar preparada para enfrentar os novos desafios e estabeleceu objetivos financeiros para aumentar a performance e a rendibilidade em todos os segmentos. 

Sólido rating

O fabricante alemão sublinha que vai continuar a apostar na rendibilidade para garantir uma posição de liderança na transição para a neutralidade carbónica no transporte. Com base na comprovada geração de receitas e no forte balanço financeiro, a Daimler Truck recebeu um sólido nível rating. A empresa espera vir a integrar o índice DAX, que foi aumentado para 40 membros, no primeiro trimestre de 2022.

LEIA TAMBÉM
Daimler Truck revela estratégia ambiciosa de crescimento

“Um dia histórico para a Daimler Truck: durante 125 anos, a nossa área de negócio de camiões e autocarros era parte integrante do Grupo Daimler e agora tornamo-nos numa empresa independente cotada em Bolsa”, afirmou Martim Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG.

“Vamos procurar utilizar as oportunidades criadas como uma empresa independente com a nossa equipa global para alcançar um maior sucesso empresarial no futuro. Todos deverão beneficiar: os nossos funcionários, os nossos clientes e, naturalmente, os nossos acionistas, realçou Martim Daum.  

Crescimento de 20% em 2021

As vendas da Daimler Truck registaram um crescimento de 20% em 2021, para 455 mil unidades, beneficiando da recuperação dos seus principais mercados, especialmente no primeiro semestre do ano passado.

Apesar da procura ter permanecido elevada no segundo semestre, os constrangimentos na cadeia de abastecimento tiveram como consequência um abrandamento da produção, levando a uma diminuição do crescimento das vendas de veículos pesados nos Estados Unidos e na Europa.

As diferentes unidades de negócio registaram um crescimento no ano passado, não obstante a crise dos semicondutores, com a Mercedes-Benz a apresentar uma variação positiva de 20%, a Trucks North America (Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses) de 17%, a Trucks Asia (Fuso e BharatBenz) de 30%, enquanto nos Autocarros (Mercedes-Benz e Setra) se verificou um volume idêntico ao de 2020.