Mobieco

Publicidade

Será? Toyota e Tesla podem vir a desenvolver plataforma para SUV elétrico

Texto: Francisco Cruz
Data: 1 de Abril, 2021

Embora, para já, não passe de um rumor, a verdade é que esta hipótese pode ter pernas para andar: a Tesla e a Toyota podem vir a colaborar no propósito de desenvolver uma nova plataforma, destinada a servir de base a um futuro pequeno SUV elétrico. Será?

A notícia foi, inicialmente, avançada por um jornal sul-coreano, de nome Chosun Ilbo, o qual acrescenta que, nesta parceria, a Toyota ficaria encarregue de desenvolver a componente estrutural da plataforma, ao passo que a Tesla encarregar-se-ia de toda a vertente electrónica e de software.

Embora ainda sem qualquer tomada de posição oficial da parte das duas marcas, o que nos leva a colocar várias reticências nesta informação, a solução, a confirmar-se, também poderá ser a forma encontrada pela Tesla, para conseguir um objectivo há muito desejado: fabricar um modelo mais acessível, a rondar os 25 mil dólares. Ou seja, pouco mais de 21 mil euros, segundo a cotação atual.

Há muito que Elon Musk fala num Tesla mais acessível, com um valor-referência de 25 mil dólares. Será agora?…

De resto, observado do lado do mercado, é possível pensar que, a soma daquilo que é o posicionamento de companhia líder, em termos tecnológicos, no domínio dos elétricos, que a Tesla ostenta, com a imagem de fiabilidade que os produtos da Toyota há muito transmitem, poderia, efectivamente, resultar num produto capaz de destacar-se entre os consumidores.

Toyota aposta nos elétricos, mas…

Recorde-se que a Toyota já anunciou a intenção de eletrificar 40% da sua gama, até 2025, ao que se seguirá o objectivo de 70%, até 2030.

LEIA TAMBÉM
Da China para o mundo. Tesla de 25 mil dólares confirmado

No entanto e apesar do estabelecer destas metas, a verdade é que, o maior fabricante mundial de automóveis, continua a optar por uma posição mais conservadora, não seguindo, por exemplo, os passos de muitos players da indústria, os quais anunciaram já a intenção de avançar para uma conversão total à Mobilidade Elétrica, abandonando, de vez, os motores térmicos.

Já a Toyota, pelo contrário, tem preferido não descartar qualquer uma das soluções tecnológicas, optando, sim, por produzir, desde híbridos e híbridos plug-in, a elétricos e veículos impulsionados por hidrogénio.

Parceria não seria uma estreia…

Aliás e sobre uma possível parceria entre a Toyota e a Tesla, para desenvolver um SUV elétrico, importa recordar que não seria a primeira vez que as duas companhias uniriam esforços.

O RAV4 Electric, de 2012, desenvolvido em conjunto pela Toyota e pela Tesla

Pelo contrário, ainda em 2010, a Toyota investiu 50 milhões de dólares em acções da Tesla, para, em conjunto com a então start-up americana, desenvolver o RAV4 elétrico.

Embora tendo diminuído com o passar dos anos, em 2016, a Toyota ainda mantinha 1,43% da estrutura accionista da Tesla. Algo que, no entanto, desapareceria por completo no ano seguinte, quando a Toyota decidiu vender a totalidade das acções que ainda detinha do fabricante de veículos elétricos fundado por Elon Musk.