Publicidade

Para 2023. Toyota RAV4 reforça atributos na tecnologia e segurança

Texto: Francisco Cruz
Data: 23 de Junho, 2022

Depois de ter sido lançado no mercado em 2018, o atual Toyota RAV4 acaba de receber a sua mais recente atualização, centrada na tecnologia e na segurança. Apresentado com a etiqueta ‘Model Year 2023’, o RAV4 reestilizado deverá chegar a Portugal já no início do próximo ano.

Sem alterações significativas em termos estéticos, a não ser a inclusão de novas cores exteriores, com o Branco Platina a passar a estar disponível tanto no Hybrid, como o PHEV, a atualização do Toyota RAV4 centra-se, assim e desde logo, na tecnologia, com a introdução de novos sistemas multimédia e um novo painel digital personalizável atrás do volante.

No caso dos sistemas multimédia, a novidade é a disponibilização da mais recente evolução daquela que é a já conhecida solução de informação e entretenimento da Toyota, a partir de agora com novo ecrã táctil de alta definição, com 10,5 polegadas. Além de a permitir, de série, o planeamento de viagens e o acesso a informações permanentemente atualizadas, graças a uma ligação permanente à ‘cloud’.

O Toyota RAV4 acaba de ganhar novas soluções de tecnologia e segurança, para 2023
O Toyota RAV4 acaba de ganhar mais funcionalidades em termos de tecnologia e segurança, para 2023

Disponibilizados gratuitamente durante os primeiros quatro anos, destes serviços fazem ainda parte a navegação e todos os serviços associados, sem necessitar, sequer, de emparelhar o seu smartphone com o veículo. Graças, também, à aplicação para smartphone MyT.

LEIA TAMBÉM
Com mais potência e economia. Novo Toyota RAV4 Plug-in já chegou a Portugal

Referir, ainda, que o sistema conta, de série, com capacidade de integração para smartphone com o Android Auto e a opção de Apple CarPlay sem fios, sendo que, à disposição dos ocupantes, surge ainda um novo assistente de voz ‘Hey Toyota‘, capaz de responder a solicitações como o ajustar de climatização, o escolher opções de multimédia, fazer uma ligação telefónica ou abrir e fechar os vidros. Existindo ainda funções remotas que permitem, por exemplo, trancar/destrancar os vidros, ou até mesmo ativar os quatro pistas.

Relativamente ao novo painel de instrumentos digital, com 12,3 polegadas, e configurável, apresenta a possibilidade de escolher entre quatro estilos de layout – Casual, Smart, Sport e Tough –  e três disposições diferentes da informação, a qual pode variar entre um velocímetro numérico ou mostradores digitais, além de outras informações, como um medidor de condução ecológica, informações de música ou do cruise control adaptativo, etc.

Com segurança reforçada

Finalmente e no que concerne à Segurança, uma melhoria do pacote de sistemas de segurança Toyota Safety Sense, nomeadamente, com o Sistema de Pré-Colisão (PCS) a ganhar a capacidade de detectar a aproximação de outros carros e peões, em cruzamentos, podendo, inclusivamente, iniciar uma travagem controlada.

O novo painel de instrumentos 100% digital apresenta novos layouts e soluções de configuração
O novo painel de instrumentos 100% digital apresenta novos layouts e soluções de configuração

Também presente, o assistente de direção de emergência, o qual ajuda o condutor a evitar um peão que entrou na faixa de rodagem, mantendo o carro sob controlo e dentro da faixa, sendo que, no RAV4 híbrido Plug-in, o sistema também reconhece e reage a bicicletas e veículos estacionados.

Chega em janeiro de 2023

O atualizado Toyota RAV4 tem arranque de produção prevista para o último trimestre de 2022, sendo que a chegada aos concessionários deverá ter lugar, em Portugal, durante o mês de janeiro de 2023.