Toyota RAV4 PHEV 2.5 HDF AWD-i Lounge

Toyota RAV4 PHEV 2.5 HDF AWD-i Lounge. Um exemplo de eficiência híbrida

A eficiência do sistema híbrido da Toyota é absolutamente notável e a versão RAV4 PHEV é um exemplo perfeito, já que permite percorrer até 75 quilómetros em modo elétrico e depois obter um consumo de combustível que "envergonha" muitos diesel. A qualidade de construção é a que nos habituou a Toyota, assim como o conforto, enquanto o nível de equipamento é bastante completo.

A Toyota tem mais de 25 anos de experiência no fabrico de automóveis híbridos, mas o RAV4 PHEV é um dos primeiros híbridos recarregáveis da marca nipónica (depois do Prius). Esta versão é baseada na quinta geração do RAV4 híbrido, lançada em 2018, e utiliza a mesma linha motriz da variante de tração integral daquele modelo, mas com algumas modificações.

Em termos de imagem é facilmente identificável de todos os ângulos pelo design facetado e cheio polígonos. Com uma frente imponente tem uma presença marcante por comparação com o aspeto dos modelos anteriores, enquanto o seu comprimento exterior de 4,60 metros o posiciona no segmento de SUV médios.

[caption id="attachment_172605" align="alignnone" width="1500"] Foto: Pedro Lopes[/caption]

A versão híbrida plug-in recebe alguns apontamentos na grelha do motor para transmitir um visual mais desportivo. A parte dianteira apresenta um revestimento escuro de malha na grelha e extensões dos faróis, enquanto o acabamento metálico no friso inferior do pára-choques sublinham a largura de 1,86 metros. As jantes combinam contrastes maquinados de acabamento brilhante.

A parte traseira, por sua vez, possui um friso metálico por baixo do óculo e revestimento preto na parte inferior do pára-choques, ao que se junta a saída dupla de escape

INTERIOR

O Toyota RAV4 é um SUV familiar que permite acomodar confortavelmente cinco ocupantes e a versão híbrida recarregável não é exceção. O habitáculo tem um aspecto luxuoso e a qualidade de construção é de nível superior, embora ainda possam ser encontrados mais alguns plásticos duros do que nalguns concorrentes premium deste modelo.

Não obstante, o RAV4 apresenta uma melhor qualidade percebida em comparação com as gerações anteriores e além disso os materiais são suficientemente robustos para resistirem a uma utilização quotidiana. Os revestimentos em pele sintética preta no painel de bordo, nas portas e nos bancos são agradáveis à vista e suaves ao toque.

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O interior conta com vários compartimentos e espaços para arrumação de objetos como bandejas laterais para condutor e passageiro, uma bandeja central, porta-bebidas e um espaço por baixo do apoio de braços, onde é possível colocar carteiras, telefones, chaves, garrafas.

Passando aos lugares traseiros, a distância de um metro entre a base do assento e o tecto permite disponibilizar uma generosa altura para a cabeça e espaço para as pernas de 72 centímetros.

A bagageira oferece um volume útil de 520 litros com os bancos traseiros em posição normal, mais do que suficiente para acomodar duas grandes malas de viagem. Se não for suficiente é possível rebater os bancos traseiros, aumentando o volume da bagageira para uns impressionantes 1168 litros.

MECÂNICA

O Toyota RAV4 PHEV foi construído com base na plataforma global Toyota GA-K, que proporciona benefícios dinâmicos adicionais obtidos graças à instalação da bateria de iões de lítio com capacidade de 18,1 kWh por baixo do piso.

A linha motriz híbrida plug-in compreende um motor de combustão a gasolina Hybrid Dynamic Force de 2,5 litros, baseado no RAV4 Hybrid convencional, que desenvolve uma potência de 185 cv e um binário de 227 Nm com dois motores elétricos, localizados em ambos os eixos, com potências de 182 cv e 54 cv, respetivamente.

A potência combinada é de 306 cv, a qual é distribuída pelas quatro rodas através do sistema elétrico inteligente de tração integral AWD-i, permitindo variar a repartição do binário dianteiro / traseiro num intervalo de 100 / 00 a 20 /80. Entre as vantagens deste sistema destaque para uma melhor estabilidade durante a saída de superfícies deslizantes como seja estradas com gelo ou neve, assim como uma condução mais segura em outros tipos de pisos.

O sistema híbrido plug-in oferece quatro modos: EV (por defeito), Auto EV/HV, HV e carregamento da bateria que pode ser selecionado em função das condições de condução e da carga da bateria.

No modo EV, o RAV4 PHEV funciona apenas com o motor elétrico, mesmo nas acelerações mais vigorosas. Quando se esgota a capacidade da bateria ou se atinge uma velocidade de 135 km/h entra em funcionamento o motor de combustão interna, passando a circular em modo EV/HN ou HV. É ainda possível recorrer à opção de carregamento da bateria para recuperar alguma capacidade.

[caption id="attachment_172610" align="alignnone" width="1500"] Foto: Pedro Lopes[/caption]

O RAV4 PHEV também está equipado com o sofisticado sistema AWD Integrated Management (AIM), que não só controla a distribuição do binário, mas, também, o acelerador eletrónico, a programação da caixa de velocidades de variação contínua, a direção assistida elétrica e a travagem.

O SUV médio da Toyota oferece ainda o modo Trail, que controla eletronicamente o diferencial para assegurar a melhor tração. O sistema aplica os travões nas rodas que perdem aderência, redirecionando o binário para as rodas que mantêm a tração.

TECNOLOGIA

Todas as versões do RAV4 PHEV vêm equipadas com o mais recente sistema de multimedia Toyota, com ecrã tátil de nove polegadas e integração de smartphone por Apple CarPlay ou Android Auto. Se for necessário carregar dispositivos móveis existem quatro entradas USB, duas à frente e duas atrás.

O sistema de infoentrenimento, que deveria ser mais intuitivo, pode ser utilizado para sintonizar as estações de rádio, ativar o emparelhamento de Bluetooth ou acompanhar o fluxo de potência do sistema híbrido plug-in.

Para ajudar o condutor a manter os olhos na estrada, o RAV4 PHEV conta com um head-up display colorido que oferece informações relativamente à velocidade instantânea, sinais de trânsito, funcionamento do sistema híbrido.

[caption id="attachment_172611" align="alignnone" width="1500"] Foto: Pedro Lopes[/caption]

Os quatro modos de operação do sistema híbrido plug-in - EV, HV, auto EV/HV e Charge - podem ser selecionados através botões situados no túnel da transmissão, ao lado do seletor da caixa de velocidades de variação contínua.

O sistema de ar condicionado automático possui uma bomba de calor, garantindo o conforto, mesmo quando o veículo está no modo elétrico. Além disso, este sistema de ar condicionado também é usado para arrefecer o líquido de refrigeração da bateria.

O RAV4 PHEV vem equipado, de série, com os avançados e úteis sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor Toyota Safety Sense, incluindo o sistema de pré-colisão (PCS), assistente de máximos, assistente de sinais de trânsito (RSA), assistente de mudança de faixa com função de manutenção e correção de trajetória.

O controlo de velocidade dinâmico com radar dinâmico (DRCC) permite regular a velocidade do veículo e manter a distância de segurança para a viatura da frente, ajustando a velocidade em função da mesma. O sistema pode ser ativado através de comandos específicos no volante multifunções.

O sistema de deteção de ângulo morto, o alerta de tráfego posterior, o controlo de retenção em pendentes ou a assistência na travagem são outros dispositivos presentes para auxiliar o condutor.

A dotação de série do SUV PHEV médio da Toyota inclui ainda a regulação elétrica do assento do condutor, os espelhos elétricos rebatíveis. o botão de ignição, o travão de estacionamento elétrico, os faróis automáticos, entre outros.

AO VOLANTE

O condutor não tem grandes dificuldades em encontrar a posição correta atrás do volante, graças à regulação elétrica do assento. Além disso, a coluna da direção também é ajustável em altura e inclinação.

Como já é habitual nos SUV, a posição de condução é elevada, proporcionando uma excelente visibilidade da estrada e das condições de trânsito. As manobras são apoiadas pelas câmaras traseira e dianteira, que também facilitam a condução quando é necessário vencer alguns obstáculos.

O RAV4 PHEV não é propriamente um todo-o-terreno "puro e duro", mas conta com um modo "Trail", ativado no túnel da transmissão, para garantir uma maior motricidade em superfícies escorregadias e soltas. Além disso, a altura mínima ao solo de 19 centímetros para permite a progressão em pisos mais desnivelados.

[caption id="attachment_172614" align="alignnone" width="1500"] Foto: Pedro Lopes[/caption]

O RAV4 PHEV arranca sempre em do elétrico e permite percorrer 74 quilómetros até esgotar a carga da bateria, entrando depois em ação o motor de combustão. Nos primeiros cem quilómetros é possível obter um consumo médio de combustível de 2,7 l/100 km e de energia de 17,1 kWh/100 km. É um pouco acima dos 1,0 l/100 km anunciados pela marca, mas, mesmo assim, não deixa de ser impressionante.

Esgotada a carga da bateria, a eficiência do sistema híbrido da Toyota continua a ser extraordinário, com o computador de bordo a registar valores entre 5,3 l/100 km e 6,1 l/100 km em trajetos mais longos por estrada nacional ou autoestrada. Valores estes que "envergonham" muitos diesel nas mesmas condições de utilização.

O condutor pode alternar entre os perfis de condução Normal, Eco e Sport, ajustando a resposta do acelerador em função da sua preferência.

[caption id="attachment_172619" align="alignnone" width="1500"] Foto: Pedro Lopes[/caption]

Em modo EV, a prestação dinâmica é mais do que convincente, graças à resposta rápida do acelerador e também à suavidade da condução. Além disso, o sistema de regeneração permite recuperar alguma energia para a bateria, mas não muito. Com o binário instantâneo disponibilizado pelos motores elétricos, a aceleração parece ser feita sem esforço e fazer dos 0 aos 100 km em seis segundos.

Menos agradável é o comportamento da caixa de velocidades de variação contínua que tem a tendência para manter a rotação em regimes mais elevados, que se reflete ao nível do ruído. Para contrariar esta tendência, o melhor será ser menos vigoroso com o acelerador.

VEREDICTO

Para a maioria das utilizações quotidianas, e desde que se tenha possibilidade de carregar a bateria sempre que possível - operação que pode demorar entre 7h30 e 2h30 - a autonomia elétrica de 75 quilómetros é mais do que suficiente, graças à notável eficiência do sistema híbrido recarregável da Toyota. Além disso, o modo "Trail" permite também uma escapelas em percursos em fora de estrada, fazendo jus à tradição do RAV4.

[caption id="attachment_172618" align="alignnone" width="1500"] Foto: Pedro Lopes[/caption]

O nível de equipamento é bastante completo na versão Lounge, incluindo sistema de som JBL, navegação, tecto de abrir panorâmico ou head-up display, o que também explica um preço de venda ao público superior a 58 mil euros. Por outro lado, os custos de utilização também se podem agravar se o proprietário não tiver um identificador Via Verde.

 

Gostámos Gostámos

Espaço

O habitáculo é espaçoso e conta com bancos desportivos que podem ter uma combinação de couro genuíno com acolchoado vermelho horizontal nas costas e uma contrastante faixa vermelha vertical na zona dos ombros.

Autonomia elétrica

A bateria com uma capacidade de 18,1 kWh e a elevada eficiência do sistema híbrido da Toyota permite ao RAV4 oferecer uma autonomia real de quase 75 quilómetros, valor mais que suficiente para a maioria das deslocações pendulares.

Qualidade construção

Os materiais utilizados são de qualidade e suaves ao toque, com exceção de alguns plásticos, enquanto o rigor da construção está ao nível dos parâmetros habituais na Toyota. Os revestimentos reforçam a sensação de ambiente interior premium.

Não Gostámos Não Gostámos

Classe 2

Sem contrato de Via Verde, o RAV4 PHEV paga Classe 2 nas autoestradas, agravando os custos de utilização quando se pretende utilizar aquele tipo de infraestrutura. A altura, medida à vertical do primeiro eixo, justifica a taxa de portagem mais elevada.

Caixa CVT

A caixa de variação contínua utilizada pela Toyota continua igual a si própria. Quando o veículo está a funcionar em modo híbrido tem tendência a subir o regime de rotação do motor, aumentando ruído. O melhor será evitar acelerações bruscas.

Preço

A eletrificação tem os seus custos elevados e a versão mais equipada Lounge do RAV4 é um exemplo disso, sendo proposta por 58.104 euros, mas sem qualquer opcional. Porém também não se pode dizer que a concorrência tenha propostas muito mais acessíveis.

Toyota RAV4 PHEV 2.5 HDF AWD-i Lounge Preço 58.104 Motor Gasolina, 2487 cc + elétrico fr/tr Potência 306 cv (185 cv + 182 cv / 54 cv) Binário 227 Nm + 207 Nm / 121 Nm Transmissão 4WD, E-CVT auto Bateria 18,1 kWh Peso 2075 kg Comp./Larg./Alt. 4,60/1,86/1,69 m Dist. entre eixos 2,69 m Mala 520 l - 1168 l Desempenho 6,0 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx. Autonomia elétrica 75 km Consumo 1,0 (2,7) l/100 km Emissões CO2 22 g/Km

Equipamento Série: Ar condicionado automático, regulação elétrica do assento do condutor, espelhos elétricos rebatíveis. botão de ignição, travão de estacionamento elétrico, faróis automáticos, sistema de pré-colisão (PCS), assistente de máximos, assistente de sinais de trânsito (RSA), controlo de velocidade dinâmico com faixa de velocidade total, assistente de mudança de faixa com função de manutenção e correção de trajetória, sistema de deteção de ângulo morto, alerta de tráfego posterior, controlo de retenção em pendentes, assistência na travagem, tecto de abrir panorâmico, sistema de som JBL