Mobieco

Publicidade

Toyota revela protótipo de pick-up elétrica na Tailândia

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Dezembro, 2022

A Toyota apresentou o protótipo de uma pick-up elétrica a bateria na Tailândia, mas não revelou se irá passar à produção. A marca diz-se comprometida a alcançar a neutralidade carbónica com todos os tipos de soluções eletrificadas.

Após o anúncio do desenvolvimento de uma versão a célula de combustível da Hilux no Reino Unido, a Toyota apresentou o protótipo de uma variante elétrica a bateria da sua pick-up durante a comemoração do 60º aniversário da marca na Tailândia.

O protótipo recebeu a designação Hilux Revo BEV Concept, mas não foram divulgadas quais caraterísticas técnicas. O veículo foi transformado a partir da atual Hilux de combustão com cabina simples e recebeu um conjunto de alterações técnicas para se diferenciar visualmente.

Akio Toyoda apresenta IMV 0 Concept e Hilux Revo BEV Concept

As alterações são mais visíveis na secção frontal, já que a grelha foi redesenhada e fechada, tento também sido instalada uma porta de carregamento no painel dianteiro do lado direito.

No seu discurso no evento onde foi apresentada a Hilux Revo BEV Concept, o CEO da Toyota Akio Toyoda não esclareceu se o veículo vai passar à produção ou não, mas reiterou a sua opinião de que a Toyota vai alcançar a neutralidade carbónica com veículos híbridos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e a pilha de combustível (fuel-cell). 

Várias vias para neutralidade carbónica

“Para atingirmos a neutralidade carbónica temos quer lembrar que o carbono é um grande inimigo e não apenas uma determinada linha motriz”, afirmou Akio Toyoda. “E francamente, os veículos elétricos a bateria não são a única forma de se atingir os objetivos mundiais de neutralidade carbónica. Na Toyota acreditamos na criação de um portefólio completo de opções de redução de carbono para os nossos clientes, incluindo veículos elétricos híbridos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e a pilha de combustível. Além disso, estamos a desenvolver opções a hidrogénio como podem ser vistos nos protótipos do GR-Yaris e do GR-Corolla a hidrogénio. À medida que trabalhamos para alcançar um futuro sustentável também acredito que necessitamos de ter um abordagem completa para a neutralidade carbónica”.

LEIA TAMBÉM
Toyota está a desenvolver versão da Hilux a hidrogénio

Akio Toyoda adiantou. no entanto, que algum do desenvolvimento da Hilux elétrica foi feito na Tailândia. Além do Hilux Revo BEV, Toyota também apresentou o protótipo de um veículo comercial ligeiro denominado IMV 0 Concept, mas também não foram adiantados detalhes acerca daquele concept.

Apesar de, à primeira vista, parecesse improvável que a Toyota apresentasse um veículo tão importante como uma pick-up elétrica, a verdade é que aquele país do Sudeste Asiático é um dos principais mercados daquele tipo de viaturas. O veículo mais vendido é mesmo a Isuzu D-Max, seguindo-se a Toyota Hilux, o Honda City, a Ford Ranger e o Toyota Corolla.