A Toyota divulgou uma série de melhoramentos para a gama Yaris, das quais, a mais importante é a introdução de uma nova variante, mais potente, da conhecida motorização híbrida. Sendo que, com esta, surgem também novos equipamento e novas versões. Tudo para 2024.
Até aqui disponível com uma só motorização híbrida de 116 cv, o Toyota Yaris vê, agora, engrossar a oferta, com uma nova variante, de 130 cv, do mesmo sistema de propulsão híbrido baseado num 1,5 litros a gasolina.
Contudo e no caso da nova versão, as novidades estão no novo motor-gerador elétrico, maior e mais potente, assim como nas atualizações de software da unidade de controlo de potência (PCU). Melhorias que permitiram não só aumentar a potência combinada em 12%, como o binário, de 141 para 181 Nm.
Também graças a estas evoluções, o Yaris Hybrid 130 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos meio segundo que a versão de 116 cv, ou seja, 9,2 segundos.
LEIA TAMBÉM
Versão GR Sport chega ao Toyota Yaris Cross
Depois e a par do novo motor, a atualização do utilitário da Toyota trouxe ainda uma melhoria nos sistemas de segurança activa e passiva, nomeadamente, através da introdução de uma nova câmara e radar de ondas milimétricas. Ao mesmo tempo que, em termos de insonorização, foram introduzidos vários materiais insonorizantes na zona do motor e em locais específicos do habitáculo.
Mais e melhor tecnologia
No domínio da digitalização, a introdução, embora apenas no caso das versões Luxury e na estreante Premiere Edition, de um novo painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas e um sistema multimédia na consola central de 10,5 polegadas, que é também mais rápido e possui funcionalidades adicionais.
Já as restantes versões, mantêm o ecrã digital de 7 polegadas atrás do volante e sistema multimédia com ecrã de 9 polegadas.
Quanto ao novo sistema multimédia Toyota Smart Connect, dispõe de um interface mais intuitivo e com navegação ‘Cloud’ de série, assim como de um sistema de reconhecimento e interacção por voz, que responde ao mote ‘Hey Toyota’ e que consegue, inclusive, regular o ar condicionado.
Finalmente e além da possibilidade de emparelhamento do smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto, as vantagens da atualização Over-The-Air, não só do sistema multimédia, como até mesmo da maioria das funcionalidades que fazem parte do pacote de segurança Toyota Safety Sense.
A nova Premiere Edition
Também no lançamento desta atualização, a Toyota tem previsto apresentar um novo nível de equipamento de topo, denominado Yaris Premiere Edition, e que apresentará como principais elementos distintivos uma cor exterior em dois tons Azul Neptuno, com tejadilho e pilares na cor preta. Sendo que a tonalidade azul repete-se, ainda, nas costuras contrastantes dos bancos e nas linhas do tablier e painéis das portas.
Também no exterior, jantes em liga leve de 17 polegadas, de acabamento maquinado.
A esta versão Premiere Edition caberá, igualmente, estrear, neste modelo, o sistema de chave inteligente, que, em conjunto com a aplicação MyT, permite que até cinco utilizadores acedam ao veículo, utilizando para tal não mais que o smartphone. Os quais vão poder trancar/destrancar o veículo, e até mesmo ligá-lo, sem a necessidade de chave.
Recorde-se que, com esta mesma aplicação da Toyota, o proprietário já podia abrir e fechar as portas remotamente, ajustar a climatização e até ativar os quatro piscas, estando fora do carro.
Chega em 2024
Para já ainda sem preços conhecidos, o reforçado Toyota Yaris deverá chegar aos concessionários nacionais apenas em 2024. E, mais concretamente, durante o primeiro trimestre do próximo ano.