Mobieco

Publicidade

Virá para a Europa. Segundo modelo da turca Togg é um fastback elétrico

Texto: Carlos Moura
Data: 10 de Janeiro, 2024

A marca turca de automóveis elétricos Togg apresentou o segundo modelo da sua gama, que consiste num fastback, o qual estará disponível em versões com tração integral ou traseira. O T10F, assim se chama, virá para a Europa, com autonomias anunciadas entre 320 km e 600 km.

O fabricante turco de veículos elétricos Togg anunciou o desenvolvimento de um segundo modelo com carroçaria fastback, denominado T10F, que se virá juntar ao SUV T10X que já se encontra em comercialização na Turquia.

Além do mercado doméstico, a Togg também pretende vender os seus modelos noutros países, como a Alemanha, a partir de final de 2024, seguindo-se a França, Itália, Países Baixos e Suécia. Relativamente a estes últimos mercados, a Togg não se comprometeu com datas, mas diz que tem o objetivo de ter um milhão de veículos nas estradas europeias em 2032.

Togg T10F

A Togg não avançou preços para o T10F, mas devem o posicionamento deve ser semelhante ao do SUV que começa nos 45 mil euros para a versão de entrada e aumenta para os 57 320 euros na versão com maior autonomia.

Revelado em Las Vegas

A Togg apresentou a versão de pré-produção do T10F no CES de Las Vegas. À semelhança do SUV é um modelo compacto, baseado na plataforma de segmento C da marca turca, que estará disponível em três variantes, duas com tração traseira e uma com tração integral.

As duas primeiras alternativas virão com autonomias de 350 km ou 600 km, enquanto a variante de tração integral terá 530 km, segundo os testes efetuados pela empresa, os quais cumprem a norma WLTP.

LEIA TAMBÉM
O primeiro automóvel da Turquia chama-se ‘TOGG’

As variantes de tração integral virão equipadas com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 320 kW (430 cv), que permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 45,6 segundos. A energia será fornecida por uma bateria com capacidade de 88,5 kWh. Já as versões com tração traseira vão contar com um motor elétrico com 160 kW (215 cv).  

O fastback tem uma distância entre-eixos de 2,89 metros, uma altura ao solo de 15,5 centímetros e, dependendo da especificação, pesa entre 1939 km e 2215 kg.