Mobieco

Publicidade

Primeiro carro turco… elétrico. TOGG pronta para passar à produção

Texto: Francisco Cruz
Data: 21 de Julho, 2021

Lembra-se da TOGG? Apresentado como a primeira marca automóvel genuinamente turca, o fabricante anuncia agora ter concluído os seus primeiros dois modelos, que pretende passar à produção em 2022. Uma berlina, um SUV, ambos 100% elétricos…

Projecto concebido e desenvolvido pelo Turkey’s Automotive Joint Venture Group, ou TOGG, aquele que será, também, o primeiro EV turco, acaba de ser mostrado, nas suas linhas finais, e através de imagens publicadas na conta oficial do fabricante no Twitter.

No entanto e a par da fotografias, a TOGG anunciou, ainda, que, o seu primeiro modelo, vai ser fabricado numa unidade de produção em Gemlik, no nordeste de Bursa, Turquia. A qual, porém, só deverá  estar pronta para entrar em laboração, no início de 2022.

O SUV para o segmento C da TOGG
O SUV para o segmento C da TOGG

Sobre a marca, importa recordar que TOGG deu-se a conhecer, pela primeira vez, em meados de 2018. Seguindo-se, já no final de 2019, a apresentação dos dois primeiros protótipos daqueles que serão os dois primeiros modelos da marca.

LEIA TAMBÉM
O primeiro automóvel da Turquia chama-se ‘TOGG’

Uma berlina, um SUV, ambos a prometerem mais de 500 km

Sobre estas propostas, a TOGG anunciou, então, que seriam uma berlina compacta e um SUV para o segmento C, ambos 100% elétricos.

Na informação agora divulgada, a marca turca revela que, as versões de entrada, apresentarão uma configuração de apenas um motor elétrico disposto na traseira, mas, ainda assim, a anunciar uma  potência máxima de 203 cv.

No entanto e para quem pretenda maior potência, existirão versões com dois motores elétricos, a garantirem não somente tracção integral, como também uma potência máxima de 406 cv.

Finalmente e no caso das versões topo de gama, contarão com baterias de maior capacidade – a qual, no entanto, ainda não foi revelada – e a prometer, desde já, autonomias de mais de 500 quilómetros. Além de poderem ser recarregadas, em até 80% da sua capacidade, em menos de 30 minutos.

O TOGG SUV, naquela que será a versão topo de gama
O TOGG SUV, naquela que será a versão topo de gama

Berlina será a primeira a entrar em produção

Definido foi, ainda, que a berlina TOGG será a primeira a passar à produção, já em 2022, seguindo-se, pouco depois, o arranque da produção do SUV.

Contudo, a ambição da TOGG promete não ficar por aqui, uma vez que a marca turca estará já a preparar mais três modelos, a mostrar ao longo da próxima da década de 2030.

O interior do SUV TOGG
O interior do SUV TOGG

Projecto quase exclusivamente turco, o diário Daily Sabah recorda que, até mesmo nos fornecedores, 75% está sedeado na Turquia. Quanto aos restantes 25%, são oriundos da Europa e da Ásia.