Mobieco

Publicidade

Tesla. Versões Plaid do Model S e Model Y já têm preços para Portugal

Texto: Carlos Moura
Data: 3 de Agosto, 2022

As versões Plaid do Model S e Model Y da Tesla já têm preços conhecidos para Portugal e também estão disponíveis para encomenda. Estas variantes contam com três motores elétricos que desenvolvem uma potência de 1020 cv, que é distribuída pelas quatro rodas, graças a um sistema de tração integral com vectorização de binário. 

A Tesla anunciou que as versões Plaid do Model S e do Model Y já estão a caminho da Europa, sendo possível fazer a configuração e a encomenda. As primeiras unidades começam a ser entregues ainda entre novembro e dezembro deste ano. 

A versão Plaid constitui a atualização mais importante introduzida pela Tesla no Model S e Model Y desde os seus lançamentos em 2012 e 2015 (2013 e 2016 na Europa), respetivamente.

Tesla Model S

Estes modelos receberam novos interiores, sistemas revistos da gestão térmica, eletrónica e chassis. A Tesla trabalhou igualmente na otimização da sua construção, com a redução do peso, mantendo, no entanto, o estilo exterior que carateriza os veículos da marca fundada por Elon Musk.

Três motores elétricos

O Model S Plaid possui três motores elétricos independentes com rotores envoltos em carbono, tração integral com vectorização de binário, que desenvolvem uma potência combinada de 1020 cv, que permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 322 km/h. A autonomia estimada em ciclo WLTP é de 600 quilómetros.

Com um coeficiente de resistência de apenas 0,208 Cd, o mais baixo do mercado, segundo reivindica a Tesla, o Model S foi construído a pensar na velocidade, na resistência e na autonomia.

LEIA TAMBÉM
Divulgado através de vídeo não-oficial. Tesla apresenta Model S Plaid a clientes

A aerodinâmica melhorada e o chassis largo proporcionam à berlina da Tesla um elevado desempenho e uma maior capacidade de resposta.

O interior oferece um ecrã tátil de 17” com inclinação para a esquerda e para a direita, assim como um volante Yoke, que assegura uma melhor sensação de direção e visão desobstruída do painel de instrumentos e da estrada.

Model Y Plaid

O Model Y também já pode ser encomendado na versão Plaid que está igualmente dotada com três motores três motores elétricos independentes com rotores envoltos em carbono, tração integral com vectorização de binário, que oferecem uma potência combinada de 1020 cv.

Contudo, demora mais 0,5 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km do que o Model S Plaid devido à aerodinâmica e a velocidade máxima é de 256 km/h. A autonomia em ciclo WLTP é de 526 quilómetros.

Tal como os restantes modelos da Tesla, o Model Y foi projetado para oferecer um elevado nível de segurança, graças ao baixo centro de gravidade, à estrutura rígida da carroçaria e às amplas zonas de deformação.

O habitáculo está preparado para transportar cinco passageiros e respetivas bagagens. Os bancos da segunda fila podem ser rebatidos individualmente, criando um espaço de armazenamento flexível para esquis, mobília, bagagem e muito mais. O porta-bagagens apresenta um compartimento adicional no interior, o que facilita e agiliza as operações de carga e descarga.

Com uma posição de assento elevado e painel de bordo baixo, o condutor tem uma visão privilegiada da estrada em frente. O interior do Model Y é simples e organizado, com um ecrã tátil de 15 polegadas, um sistema de som envolvente e um tejadilho de vidro panorâmico que cria mais espaço para a cabeça e proporciona uma visão desobstruída do céu.

Em termos de preços, o Model S Plaid está disponível em Portugal a partir de 141.990 euros e o Model Y Plaid a partir de 145.990 euros.